Vereadores de Cotia surpreendem e vetam projeto que retiraria benefícios de servidores públicos

Por Sam Ávila – repórter Cotia Agora

Uma grande reviravolta ocorreu na Câmara de Cotia na noite de terça-feira (7). Quando todos achavam que os vereadores da cidade votariam a favor da Proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 2/2017 do prefeito Rogério Franco, que extinguia alguns benefícios do funcionalismo público, a situação se reverteu e eles acabaram vetando a ação, por 8 votos a 4. Ainda haverá um segundo turno da votação.

Após pressão de funcionários, que ameaçavam uma greve geral, alguns vereadores que estavam do lado de Rogério acabaram se bandeando para o outro e votaram contra o projeto.

Foram contra o presidente da casa, Paulinho Lenha, Professor Osmar, Eduardo Nascimento, Marcos Nena, Arildo Gomes, Tim, Edson Silva e Marcinho. Sandrinho estava ausente por motivos de saúde.

Já os que votaram a favor do fim dos benefícios dos funcionários foram Fernando Jão, Celso Itiki, Castor e Pedinha.

Segundo informações do jornal Folha de Cotia, na segunda-feira (6) o secretário de Educação, André Vasques, se reuniu com uma comissão de funcionários e mais alguns vereadores para discutir o Projeto.

Um dos pontos discutidos foi a permanência do Artigo 106, que dá o direito ao funcionário público ser consultado antes de ser transferido para outro local de trabalho. No novo Projeto, ele poderia ser transferido sem aviso prévio.

Outra questão foi sobre a Licença Prêmio, que dá direito a um bônus de três salários ao professor que não ultrapassar um determinado número de faltas durante um ano.

Na alteração da nova proposta, esse dinheiro seria substituído por descanso, mas os profissionais da educação questionaram, pois como raramente há professores para cobrir a folga, isso não ocorre, de acordo com eles.

Em relação ao Auxílio Funeral e Auxílio Natalidade, os funcionários decidiram manter o que consta no novo Projeto.

“Depois de um bom tempo de diálogo, conseguimos transmitir aos vereadores que estamos dispostos a rever o que for necessário e contribuir para chegarmos de forma coerente no melhor para todos”, disse, em nota, os servidores, que ressaltaram a importância de continuar pressionando o governo para que o Projeto seja inteiramente retirado, para depois ser discutido com o Prefeito Rogério Franco.

Com informações de José Rossi Neto – Folha de Cotia

LEIA MAIS: Funcionários públicos de Cotia fazem mobilização e podem entrar em greve

Corte de benefícios de funcionários gera confusão na sessão de vereadores de Cotia