Veja como foi a temporada e os campeões do futebol amador de Cotia em 2018

O ano de 2018 do futebol amador de Cotia se encerrou. Foram 9 as principais competições que movimentaram os campos de várzea da cidade. Ocorreram outros torneios, como na Vila São Joaquim, Stela Maris, Mirizola, mas sem o interesse dos organizadores em ter suas competições divulgadas aqui no Jornal Cotia Agora, única mídia que apoia o esporte da cidade.

Confira como foram os campeonatos que divulgamos:

O ano começou com a 4ª Copa Tim, no Morro Grande e neste ano com jogos no Suave. 16 equipes disputaram e quem levou a melhor foi o Clube Atlético Piratininga, do Tijuco Preto, mas que disputa o Municipal de Vargem Grande.

Na final empatou em 1 a 1 com o Cruzeiro (Jardim Bela Vista) e foi melhor nos pênaltis, vencendo por 4 a 1.

A competição seguinte foi a tradicional Copa Águia, em sua 21ª edição, reunindo 40 times, com partidas disputadas em seis campos da cidade.
Após dois meses de disputa, o novato Camisa 13 levantou o caneco, ao bater na final o Lavapés por 1 a 0.

Mas, a expectativa era o Municipal. Ele foi disputado em quatro divisões, mais veteranos e veteraníssimos.
Na competição do 50tão, 12 times disputaram o certame, sendo que na final, o Amizade levou a melhor sobre o Leão do Morro, batendo por 4 a 2.

Na categoria 40 anos, 19 times na luta e o tradicional Jardim Sabiá faturou o título, ao bater por 2 a 1 o Beira Rio.

A 4ª divisão do Campeonato Municipal este ano reuniu 20 times. O Esperança foi campeão, após empatar em 1 a 1 com o Lageado e vencer nos pênaltis por 6 a 5. Essas duas equipes, mais o Arco Verde e Folhas, conseguiram o acesso para a 3ª Divisão 2019.

Já na 3ª divisão, 16 times entraram na briga pelo título e acesso. Na final, o C.A. Família venceu o Ressaca por 2 a 1. Ambos os times e ainda o Balaio de Gato e o Santa Rita alcançaram o acesso para a 2ª divisão 2019.
No lado contrário da tabela, o Araruama, Pedra 90, Vila Nova, Moleque Travesso e Galo de Ouro caíram para a 4ª.

A 2ª divisão deste ano teve 16 equipes loucas para subir para a elite do futebol cotiano. O título ficou com o Cara no Prato, que empatou em 1 a 1 e conquistou o caneco nos pênaltis, 4 a 2 no Camisa 13.
Essas duas equipes terão a companhia do Lavapés e Legionários na 1ª divisão 2019.
Caíram para a 3ª do ano que vem, o tradicional Jardim Sabiá, Nova Vida, Estrela do 21 e Carvalho.

Finalmente o grande campeão da elite do Municipal de Cotia. Vencendo o Leão do Morro por 2 a 1 na final, o Independente do 21 conquistou mais um título para sua história.
Mas, nem tudo foi festa. Seis times desceram de divisão e vão ter que disputar a segundona em 2019:Sumima, Paulistinha, Flamengo do 21, Portuguesa do Engenho, Stella Maris e Madrugada.

E, a última competição acompanhada pelo Jornal Cotia Agora foi a 4ª Copa Verão do Morro Grande. Com 16 times, quem levou o caneco pra casa foi o Philadelphia, time que tem sede no limite entre Cotia e Osasco, no Km 21. Venceu o L&S de Carapicuíba na final por 2 a 1.

Vale destacar uma competição nova ocorrida recentemente, a 1ª Copa Euclides de Almeida, que leva o nome do antigo jogador Cotia, que representou nossa cidade jogando por clubes do interior nos anos 50 e 60.
A competição era na categoria 35+ e teve como campeão o E.C. Portão.