“Vaquinha em prol de Dilma” arrecada menos que campanha do santuário Rancho dos Gnomos

Os R$ 773 mil arrecadados não bateram os R$ 889 mil da escritora Bel Pesce e o pouco mais de R$ 1 milhão que o Santuário Animal recebeu em 2015, segundo pesquisa da Época Negócios.

A campanha “Jornada pela Democracia – Todos por Dilma”, organizada para ajudar a levantar dinheiro para que a presidente afastada Dilma Rousseff se locomova de avião pelo país, é a terceira maior da história do crowdfunding no Brasil.

A “vaquinha”, como se chama popularmente as campanhas”, arrecadou R$ 773.871, 54% a mais que os R$ 500 mil esperados em 29 de junho, quando a campanha foi ao ar.

Deste valor, 83% será repassado a uma conta bancária que Dilma poderá usar para voar pelo Brasil. O restante será dividido: 13% vai para o Catarse, o site onde a campanha foi hospedada, e 4% será usado para pagar impostos.

Segundo levantamento feito por Época NEGÓCIOS com os três sites de crowdfunding mais populares do Brasil, o valor fica atrás dos R$ 889 mil arrecadados pela escritora Bel Pesce em 2014 e do pouco mais de R$ 1 milhão que o Santuário Animal recebeu no ano passado.

tabelakicante-catarseLíder na categoria, o Santuário Animal foi uma campanha promovida pela Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos (ASERG) pedindo R$ 1,2 milhão para mudar sua sede de Cotia para Serra da Mantiqueira.

A associação acolhe “animais domésticos, exóticos e silvestres oriundos de apreensões e resgates em situação de maus-tratos, violência e exploração”, segundo o anúncio.

Já a campanha Bel Pesce: Legado A Menina do Vale tinha como meta arrecadar R$ 260 mil para viabilizar palestras da autora pelo Brasil para falar sobre seu livro A Menina do Vale 2. O valor final foi 342% acima do esperado inicialmente.

Dado o sucesso da primeira, Bel lançou uma segunda campanha que arrecadou pouco mais de R$ 737 mil reais.

Segundo dados da comScore, os três sites de crowdfunding mais populares no Brasil são: Kickante, com média de 214 mil acessos únicos entre abril e junho, seguido por Catarse (175 mil) e pelo Vakinha (117 mil).

As criadoras da campanha para ajudar Dilma, Guiomar Lopes e Celeste Martins, se apresentam como “amigas de longa data” da presidenta afastada.

A ideia de criar uma vaquinha surgiu como desdobramento da decisão do presidente interno Michel Temer de restringir os deslocamentos de Dilma usando voos da Força Aérea Brasileira.

No começo de junho, a Casa Civil determinou que Dilma só teria direito a se locomover usando aeronaves oficiais no trecho entre Brasília e Porto Alegre, onde reside sua família.

Da Época Negócios