Vai trafegar por Osasco? Cidade implanta 36 radares em suas vias

A Prefeitura de Osasco oficializou os 36 locais que terão fiscalização de trânsito por radares nas ruas. Embora a data de entrada de operação dos equipamentos ainda não tenha sido divulgada, essa homologação, divulgada na edição de sexta-feira da Imprensa Oficial do Município de Osasco, é um dos últimos passos para que a fiscalização seja iniciada. O decreto é assinado pelo Demutran e atende determinação do Código Brasileiro de Trânsito. Os radares foram implantados pela empresa Splice, vencedora de pregão eletrônico para o serviço.

Dos 36 pontos, são 16 radares de fiscalização de velocidade, 18 que, além de velocidade, terão fiscalização de avanço de semáforo e sobre a faixa de pedestre e duas lombadas eletrônicas. A relação dos locais pode ser consultada no site www.osasco.sp.gov.br/iomo. A prefeitura também vem divulgando, nas redes sociais, que os radares começam a operar “em breve”, trazendo mais segurança para o trânsito. Mas haverá uma campanha de divulgação. Além disso, todos os pontos serão sinalizados. Eles foram escolhidos por registrarem maior número de acidentes de trânsito.

No caso de radares de fiscalização de avanço de semáforo e faixa de pedestres, não haverá autuações a partir das 23 horas, para evitar que os motoristas possam ser alvos de assaltantes. Já os de velocidade vão atuar normalmente. Nesse caso, o objetivo é evitar disputa de rachas. Osasco não conta com fiscalização de radares desde o final de 2015, quando a gestão anterior, do ex-prefeito Jorge Lapas, não renovou o contrato de concessão do serviço. Dentre os 36 pontos fiscalizados, as lombadas eletrônicas ficarão em apenas uma avenida, a Martin Luther King, no número 980. Haverá fiscalização em duas faixas, nos dois sentidos. Já a avenida mais “vigiada” será a Autonomistas, com 7 pontos. Para controle de velocidade, serão dois: números 5693 e 5828, o primeiro no sentido Bairro Centro e segundo, Centro Bairro, nas três faixas. Em outros cinco pontos, além de fiscalização de velocidade, haverá autuações para avanço de sinal e sobre a faixa de pedestres: números 501 (sentido Centro Bairro, em 4 faixas), 1400 (Bairro Centro, em 3 faixas), oposto ao 1400 (Centro Bairro, em 3 faixas), 1687 (Centro Bairro, em 4 faixas) e 1542 (Bairro Centro, em 4 faixas).

Do Webdiario