Vai fazer atividades físicas? Consulte a RL Assessoria Esportiva e evite lesões no futuro

Professor Rodrigo Leite, da RL Assessoria Esportiva, dá dicas para você que quer treinar e a importância de consultar um profissional.

O indivíduo que faz exercícios físicos sem a orientação de um profissional qualificado, especializado e competente, está sujeito a situações difíceis e colocando a sua saúde em risco.

O acompanhamento de um profissional de Educação Física, que também é da área da saúde e está capacitado a prescrições e orientações para essas atividades, é de extrema importância. Quando bem preparado, esse profissional tem total condição de mensurar o grau, a quantidade e o treinamento mais adequado às condições físicas do aluno.

A principal consequência de uma atividade física sem orientação é o surgimento de sintomas relacionados ao overtraining (ovt).”Overtraining” é uma síndrome complexa, uma combinação de sinais e sintomas que podem provocar fadiga mental e deterioração do desempenho.

Exercícios físicos sem orientação podem causar lesões, fraturas, distúrbios hormonais e mudanças no humor. Também é importante saber que o aluno não orientado, pela ausência de conhecimento fisiológico e anatômico do exercício, pode chegar a exaustão, inclusive com risco de morte por carga excessiva no sistema cardíaco e respiratório. Resumindo, o sujeito que pratica alguma atividade física sem orientação tem grandes chances de se dar mal. Não adianta o aluno “entender” do assunto, é preciso técnica. Sem isso é o mesmo que um leigo tentar refazer o sistema de eletricidade, só porque em algum momento da vida já trocou uma lâmpada. Isso não vai dar certo!

É preciso alguém de fora, preparado, com conhecimento, experiência e olhar crítico para observar movimentos, frear os excessos, estabelecer limites, corrigir algo, tais como biomecânica errada ou falta de algum exercício específico.
Procure um profissional que já esteja na área da atividade que você quer praticar. Não resolve, procurar por exemplo, um professor de musculação, que não tem embasamento em corrida para prescrever uma planilha de treino de corrida. Seria a mesma coisa que convidar o professor de basquete para dar aula de remo só porque os dois são profissionais de educação física. Ou ainda, consultar um dermatologista para tratar questões do coração só porque ele também médico!

As atividades podem se complementar e os profissionais podem trabalhar em conjunto, mas especialização na área de atuação é imprescindível!

O treino por conta própria não traz muitos benefícios, muito pelo contrário, uma vez que sem acompanhamento profissional adequado, podemos demorar para atingir nossas metas, sejam elas físicas ou mentais, além do risco de lesões, o que nos deixaria fora de uma atividade física ou até de momentos de prazer do cotidiano por um longo período.
Não economize quando o assunto for você! Procure sempre um profissional qualificado para as suas atividades físicas. Boa sorte!!!!

Quer saber mais? Consulte a RL Assessoria Esportiva: www.rlassessoriaesportiva.com.br
LEIA MAIS SOBRE: RL Assessoria Esportiva prepara atletas amadores e profissionais para competições