UBS do Mirizola deixa a desejar no atendimento, diz moradora

A UBS – Unidade Básica de Saúde do Parque Miguel Mirizola foi reinaugurada há cerca de dois anos, anunciada pela Prefeitura de Cotia como 100% digital e que atenderia com eficiência todos os moradores do bairro e arredores.

Mas, segundo os pacientes, a situação é bem diferente nos dias de hoje, com o atendimento considerado péssimo por quem precisa dos serviços da unidade de saúde. Uma moradora enviou o seguinte relato:

Gostaria de fazer uma reclamação referente ao péssimo atendimento que temos em relação a UBS Mirizola. Há alguns anos o atendimento se dava em um espaço nada adequado, pois bem, construíram um espaço ótimo criando no povo boas expectativas, que infelizmente foram e são frustradas diariamente.
-Dentista: desde a inauguração nunca tivemos (a gente ouve dos próprios funcionários que foi apenas política) e não tem previsão de quando vai abrir pra população.
-Agenda dos médicos e exames tem sempre abertura no início do mês, pedem pra ligar ou ir até a unidade pra ver se já abriu, uma total falta de respeito, porque temos de faltar no trabalho até acertar o dia da abertura, porque telefone não atende nunca. Quando vamos até lá as vagas já acabaram.
-Os encaminhamentos para os especialistas nunca acontecem.
Pra marca pediatra é só pra crianças menores de 2 anos, como assim?
-Atendimento dos funcionários em sua maioria é sempre muito superficial, ríspido e grosseiro. Falam que eles tem muito serviço para poucos funcionários, estão sobrecarregados (ou seja que devemos estar por satisfeitos pelo péssimo atendimento).
Será que existe um órgão que faz fiscalização dos serviços prestados à saúde pública de Cotia? Será que esse problema é só nesta UBS ou é padrão Cotia? Precisamos de atenção por aqui! Precisamos que os atendimentos funcionem!”

A reclamação da moradora foi enviada para a Secretaria da Saúde na manhã desta quinta-feira (23), que enviou a seguinte nota:
A Secretaria de Saúde de Cotia informa que presa pelo bom atendimento e acolhimento da população e, para que todas as queixas de munícipe sejam apuradas, solicita que seja aberta uma reclamação referente aos profissionais na Ouvidora Municipal para que as medidas cabíveis sejam adotadas. Oportuno esclarecer que as agendas de consultas médicas são configuradas no sistema pela coordenação médica, e os profissionais da recepção, responsáveis pelo agendamento são orientados a seguir os protocolos de periodicidade das consultas, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. Informo ainda que a Secretaria de Saúde está em processo de contratação de profissionais para Atenção Básica, inclusive dentista, para ampliar a assistência à população.