Turismo: Dupla do ‘Estrangeira’ e a viagem para Madrid

Visitamos agora em março a capital espanhola, Madri. Fazendo uma relação com o Brasil, Barcelona é o Rio e Madri é São Paulo, porém muito mais bonita.

Começamos nossa aventura na cidade na noite de sábado e fizemos como os espanhóis costumam fazer, circulando por vários restaurantes e bares de tapas, petiscado e bebendo aqui e ali. Em Madri você pede algo para beber e vem junto um tapa, um petisco que pode ser um montado (um lanchinho), um salgadinho, azeitonas, etc. Tomamos várias sangrias, bebida tradicional da Espanha feita com vinho e água com gás, frutas e licor.

O passeio mais tradicional de Madri aos domingos é a Feira do Rastro. As ruas da área ficam lotadas de madrilenhos e turistas que garimpam antiguidades e pechinchas da China em centenas e centenas de barraquinhas. Aproveitamos para experimentar a tosta, tradição da cidade: pão coberto com algum recheio gostoso (queijo de cabra, camarão, polvo, salmão, jamón e muitas outras opções!).

Atocha Jardim Tropical
Atocha Jardim Tropical

Domingo também é o dia de aproveitar os Museus de Madrid que são gratuitos no período da tarde. Os principais são o Reina Sofia e o museu do Prado, ambos com coleções incríveis e obras de arte muito importantes.

Dentro da estação Atocha há um gigante jardim tropical. Uma coisa pitoresca e exuberante. No lago que fica junto ao jardim há uma quantidade enorme de tartarugas. Parece que as pessoas quando se cansam das suas tartarugas vão largando lá. Na estação existe também um memorial do atentado terrorista de 2004 que matou 191 pessoas.

Atravessando a avenida se chega na Feira de Livros (Calle Claudio Moyano). Uma ladeira repleta da barracas com bancas na frente com muitos livros a partir de 1€. É possível achar de tudo ali.

El Rastro
El Rastro

Seguindo nessa rua chegamos ao Parque do Retiro. No centro fica o Palácio de Cristal, uma enorme e linda casa de vidro que fica em frente a um pequeno lago. Andando mais um pouco chegamos a um lago grande construído no século XVII com um enorme monumento a Alfonso VII. Nesse lago tem vários barquinhos para passeio. Há diferentes jardins, prédios, esculturas e fontes a serem visitados. Descemos pelo Paseo Paraguay por um belo jardim enquanto um por-do-sol maravilhoso pintava o céu de laranja e roxo.

Perto do parque está a Porta de Alcalá, uma das cinco portas Reais que antigamente davam acesso a cidade de Madri. Fica no centro da Plaza de la Independencia e é um ponto turístico tradicional.

Basta seguir um pequeno trecho pela calle de Alcalá e se chega a Plaza Cibeles, com a linda fonte de Cibeles, de 1782. Em cada esquina da praça ficam prédios monumentais e maravilhosos, como o Palácio de Comunicaciones.

Nosso segundo dia começou na Plaza de Toros de Madrid, onde acontecem as famosas Touradas. É possível pagar para fazer uma visita a arena, mas nós optamos por não fazer, não somos a favor desse tipo de “esporte”, não teria motivo pra visitar lá dentro. Apenas apreciamos a arquitetura árabe e esculturas ao redor.

Mercado San Miguel
Mercado San Miguel

Dali seguimos para a Puerta Del Sol, a principal praça de Madrid, sempre cheia de gente. Ali fica a escultura do Urso e o Madroño, símbolo da cidade. Há várias edifícios icônicos e fontes onde a galera fica sentada. Bem próximo fica Plaza Mayor, um espaço enorme que data do século XVI e onde acontecem apresentações. No centro há uma estátua de Filipe III. Gostoso sentar em um dos restaurantes e beber algo (nossa dica é o Tinto de Verano, uma bebida leve a base de vinho tinto. Lembra um pouco a sangria, mas é mais leve bem mais barato!).

Logo atrás da praça fica o Mercado de San Miguel, que completou 100 anos em 2013, mas foi recentemente reformado e está lindo. Babamos com tanta coisa gostosa para comer. Provamos alguns doces, mas tivemos vontade de comer tudo o que tinha por ali (vejam no vídeo!!!!).

Voltando a Calle Mayor continuamos descendo até chegar à imponente catedral de La Almudena. É possível subir na cúpula para ver a cidade. Em frente a catedral está o Palácio Real, residência do rei da Espanha.

Templo Debod
Templo Debod

A uma curta caminhada encontram-se a Plaza de España com imponentes esculturas e fontes, e o Templo de Debod, principal ponto de Madri para ver o astro rei baixar. O Templo de Debod é um templo egípcio de 2.200 anos, que foi ofertado à Espanha pelo Egito pela ajuda com o salvamento do Templo de Abu Simbel. E o por-do-sol é realmente de tirar o fôlego e foi perfeito para encerrar nossa visita à cidade.

Veja o vídeo com as melhores atrações de Madrid nesse link https://www.youtube.com/watch?v=o38ptYrBJhM

Para ler sobre mais destinos da Espanha e do Mundo visite o blog www.estrangeira.com.br

curta nossa página www.facebook.com/EstrangeiraViagens e siga nosso instagram @estrangeiraviagens

*Gabi Torrezani, 23, é formada em Audiovisual pela USP e Fabia Fuzeti, 39, jornalista, fotógrafa e produtora de vídeos.