Tubulação de etanol que ligará interior ao litoral passará por Cotia

Uma dutovia, tubulação que levará etanol da cidade de Paulínia, no interior de São Paulo até Santos, passará dentro de Cotia.

O Projeto Logum Trecho Paulinía-RMSP-Santos é o maior em termo de logística de transporte de etanol no Brasil.

Ele tem por objetivo o aprimoramento da logística de escoamento da produção de etanol, tanto para distribuição interna como para a exportação, frente às limitações dos sistemas de transporte e infraestrutura atuais no Brasil.

O Logum prevê interligar os centros produtores de etanol aos principais centros de consumo, por meio da integração dos diversos meios de transportes. Para atingir tais objetivos, o modal dutoviário se mostrou o mais eficiente em termos de implantação e operação, considerando aspectos socioeconômicos e ambientais.

O projeto irá transpor 29 municípios: Cotia, Barueri, Cajamar, Campinas, Carapicuíba, Cubatão, Embu, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Itaquaquecetuba, Itupeva, Jundiaí, Louveira, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Paulínia, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santana de Parnaíba, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Paulo, Suzano, Valinhos e Vinhedo.

logum3Juntamente com a dutovia, também será implantado um sistema de fibra óptica para comunicação de dados. Além da dutovia, o Projeto prevê a instalação de estações de válvulas, estação intermediária de bombeamento com tancagem (reservatório) em Barueri, estação redutora de pressão em São Bernardo e área para interligação com terminais de terceiros existentes denominada Ponto A, em Santos.

Ao todo serão 289 km de tubulação aterrada, 17,5 km submerso e 3,80 aéreo, na Serra do Mar, em Cubatão.

O Logum será implantado e operado pela empresa Logum Logística S.A., formada pela Petrobras, Coopersucar, Raízen, Odebrecht, Camargo Correa e Uniduto.

Análise ambiental

No Diário Oficial do Estado desta terça-feira (14) foi publicado o Parecer Técnico da Comissão Especial para Análise de Empreendimentos, e todas as exigências ambientais e os impactos que a obra pode causar, além das diretrizes que as empresas devem seguir para obterem todas as licenças.