Trotes ao Samu que atende Cotia e região aumentam mais de 70%

Cada ligação recebida pelo Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Regional Oeste – unidade com sede em Itapevi e que atende Cotia – pode salvar uma vida em risco, mas parece que uma parcela da população não pensa nisso ao passar trotes telefônicos. De acordo com um levantamento realizado pelo Samu regional, em 2018 foram registrados 8.459 trotes, contra 4.921 em 2017 – uma alta de 71,8% em apenas um ano.

“Cada vez que uma ambulância composta por profissionais capacitados em salvar vidas sai para atender um trote, temos alguém que ficou sem atendimento, que poderá sofrer as consequências”, diz Juliana Petrin, coordenadora do Samu Regional Oeste. “Essa pessoa que fica sem auxílio médico pode ser até mesmo um familiar seu”, afirma.

Segundo um estudo publicado em 2015 pela Senado Federal, os prejuízos causados pela prática do trote telefônico somam mais de R$ 1 bilhão aos cofres públicos todos os anos. O levantamento foi feito com base em pesquisas realizadas por profissionais do Samu do Distrito Federal.

Passar trote telefônico é crime

De acordo com o Código Penal Brasileiro, o ato do trote telefônico é uma infração penal em todas as situações, sejam ligações particulares ou para autoridades públicas. A ação pode ser considerada desde uma contravenção, até um crime efetivamente.

Os trotes contra autoridades são aqueles aplicados aos números públicos e que geram a atuação governamental mediante fornecimento de informações falsas. Este tipo de trote está previsto especificamente em sua norma formal no código penal, com pena de detenção, iniciando-se com a possibilidade de regime semiaberto, ou multa entre um e seis meses.

Neste caso, a conduta é definida no artigo 340, do Código Penal Brasileiro, que trata da comunicação de fato falso para autoridades. Passar trote telefônico é crime, com investigação e julgamento penal.

Ações para combater o trote

Periodicamente, o Samu Regional Oeste realiza palestras em escolas, empresas e eventos em praças públicas para conscientização da população. Em 2018, o SAMU realizou a capacitação de 600 crianças com faixa etária de 9 a 11 anos nas escolas, com o projeto “Samuzinho nas Escolas”, conscientizando sobre a questão do trote e ensinando primeiros-socorros. O projeto será retomado neste ano nas escolas com o início do ano letivo, em fevereiro.

Atendimento do Samu

O Serviço funciona 24 horas e o telefone para emergência é 192. O Samu está qualificado para atender chamados de urgência, como infarto agudo do miocárdio, queda de altura de mais de três metros, acidente de trânsito, tentativa de suicídio, gestante em trabalho de parto, engasgo, crises convulsivas, parada cardiorrespiratória, acidentes de trânsito, vítimas de ferimento por arma branca ou por arma de fogo, dentre outros.

Do Jornal Visão Oeste