Tribunal de Contas inspeciona UBS do Portão e UPA do Atalaia

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realizou fiscalização surpresa em unidades de saúde, entre hospitais, ambulatórios e unidades básicas.

A inspeção foi necessária para apontar possíveis irregularidades e verificar as condições dos serviços oferecidos à população. Em Cotia, a UBS do Portão e a UPA Atalaia (Instituto Acqua) foram alvo das fiscalizações.

Ao todo, mais de 200 unidades foram fiscalizadas em 223 municípios. Ainda não foi divulgado o relatório individual, mas de acordo com o TCESP, foram verificados o atendimento e grau de satisfação dos usuários, além de irregularidades como camas quebradas, más condições estruturais, equipamentos defeituosos e em desuso, registros de presença preenchidos de forma inadequada, estoque de medicamentos em locais impróprios e banheiros sem adaptação.

Tudo foi registrado por meio de fotos, os dados e situações de irregularidade foram enviados em tempo real para os departamentos de informática e fiscalização do Tribunal de Contas. Das ações, será elaborado um relatório gerencial parcial, onde a população poderá ter acesso, e outro relatório consolidado, com dados segmentados e regionalizados que serão encaminhados para os conselheiros e relatores de processos ligados às entidades fiscalizadas.

Do Diário da Região Raposo-Castello