Três moradores de Cotia acumulam mais de 4 mil pontos na CNH

O excesso de pontos acumulados em infrações de trânsito chamou a atenção do Detran-SP para 250 CNHs (Carteiras Nacionais de Habilitação) em todo o Estado.

A suspeita é de que seus titulares receberam dinheiro para “hospedar” pontos de outros motoristas, que estejam perto de ter o documento suspenso por superarem o limite de 21. Do total de documentos investigados, 7 carteiras são de motoristas da região. Em Carapicuíba são 3 CNHs, incluindo uma campeão de pontos na região, com 5 mil. Outras três são de condutores com domicílio em Cotia, cuja “capivara” soma entre 1,6 mil e 3 mil.

Há ainda um documento na mira de fiscalização de um motorista de Osasco, somando 1180 pontos. Os pontos de cada infração prevista no Código Nacional de Trânsito variam de acordo com sua gravidade e a notificação vai junto com a multa. O motorista autuado tem a opção de pedir a transferência dos pontos caso não tenha sido ele o condutor do veículo no momento do flagrante. Mas o limite vale apenas para a suspensão da carteira. Não há um teto de pontuação para as CNHs Após a identificação dos casos, os “hospedeiros” serão denunciados à Polícia Civil.

Dentre os casos suspeitos, que chamaram a atenção do Detran, está o de um motorista que foi multado no mesmo dia, em um intervalo de apenas 2 minutos, mas com uma ocorrência na Capital e outra na cidade de Suzano. Houve também um caso de motorista multado em um carro e, 17 minutos depois, em uma moto, a 12 quilômetros de distância entre as ocorrências. Estão na mira do departamento, para novos casos de levantamento, motoristas que somem mais de 50 pontos em prazo inferior a 1 ano, além daqueles que acumulam infrações em veículos com muitas placas diferentes.

Do Webdiario