Transporte de pacientes de Cotia para tratamentos fora da cidade está com problemas, relatam munícipes

Matéria atualizada em  23/03, às 10h07

Muitos moradores de Cotia necessitam de transporte especial para fazer tratamento médico em outros municípios, principalmente na Capital. Vans da Secretaria da Saúde transportam pacientes diariamente até estas unidades, mas há falhas, como relatam dois munícipes que entraram em contato com o Jornal Cotia Agora.

Um paciente reclama do horário que ele sai de Cotia, às 5h da manhã, para fazer o tratamento às 11h30. Outra paciente conta que a Secretaria de Transportes e de Saúde divergem nas informações e ela ficou dois meses sem poder fazer seu tratamento em São Paulo, por pura falha das duas pastas.

Nós entramos em contato com a Prefeitura, através da assessoria de imprensa, mas, ela só respondeu no dia 23 (veja abaixo). Confira abaixo os relatos dos pacientes:

Olá boa noite. Meu nome e Valdirlei, eu sou cadeirante e faço fisioterapia no Lucy Montoro e eu queria pedir ajuda de vocês pra fazer uma reportagem sobre o transporte que leva a gente que precisa fazer tratamento em outra cidade, no meu caso, o tratamento começa às 11h30 e eles querem me buscar 5h da manhã. Eu não tenho condições de levar comida pra ficar o dia inteiro, pois eu tenho que ficar lá até às 16h da tarde. Teria como mudar este horário, ter outro transporte que possa me levar no horário próximo do meu tratamento? Eu agradeço se vocês derem uma atenção pra isso”.

Boa tarde. Preciso de ajuda com a Secretaria de Saúde e a de Transportes. Acho que estou sofrendo algum tipo de retaliação. Talvez devo falar lá na Câmara, mas não sei com quem. Tenho 72 anos e dependo de transporte para ir nas consultas e exames. Podem ajudar?
Meu nome é Alla Strelkow, moro em Cotia há mais de 10 anos. Recebo LOAS, Beneficio ao Idoso, dependo do SUS para tratamento cardiovascular e oftalmo e por causa da pandemia também dependo do transporte da Prefeitura. Fiz cadastro em 2021. Em fevereiro de 2022 apresentei filipetas para dois atendimentos no Incor, sempre questionando se estaria tudo bem para os dias 15/02/2022 e 15/03/2022. Segundo a resposta via whatsapp estava tudo certo. No dia 15/02, ninguém apareceu para me levar aos exames laboratoriais importantíssimos. Pelo SUS não consegui reagendar e perdi a chance. Na busca de soluções, uma pessoa do Transporte de nome Bianca informou que meu cadastro estava vencido. Não era verdade e ficou por isso mesmo. No dia 3 de março fui checar junto à Prefeitura/Saúde qual foi o motivo do não atendimento e fiquei mais estupefata ao saber que o departamento desconhecia o contato via WhatsApp do Transporte. Depois de atualizar meu cadastro e provar todos meus contatos com Transporte, sai de lá com a promessa de que tudo estava solucionado e qqualquer problema deveria falar com Rosana, na Saúde.
Hoje novo impasse: dia de consulta as 17h30 e o motorista Marcelo exigiu acompanhante, senão não me levaria. Nao tenho necessidade de acompanhante em simples consultas de rotina. No tal cadastro especifiquei  isso. Não sei o que fazer”.

Resposta da Prefeitura de Cotia em 23/3 às 9h41:

Venho por meio deste, esclarecer fatos ocorridos com relação a reclamação a paciente Sra. Alla Strelkow, onde afirma que nas datas de 15 de fevereiro e 15 de março de 2022, o condutor (motorista) exigiu acompanhante, caso contrário não a levaria. Em data de 15/02 ocorreu que conforme relato do motorista, este em contato telefônico com a paciente, no qual informou lhe informou o horário que estaria passando por sua residência para transportá-la e alertando-a de que a presença do acompanhante seria indispensável, esta não concordou com a exigência e se negou a ir. Entretanto, na data de 15/03, o motorista ao chegar no endereço da paciente para realizar o transporte, esta argumentou que a pessoa que iria acompanhá-la estaria à espera deles há uns 300 metros de sua casa o que fora de pronto atendida pelo mesmo e assim seguiram corretamente a viagem. Quanto à exigência do condutor (motorista) está corretíssima, uma vez que tal procedimento se faz necessário em decorrência da idade da paciente (72 anos), sendo que rege no conteúdo do protocolo para os devidos atendimentos neste setor.
Sem mais, agradeço antecipadamente e coloco-me à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Em resposta à solicitação da ocorrência em epígrafe, vimos informar que, em virtude da retomada, pós pandemia bem como o retorno às aulas, gerando assim, aumentos consideráveis de fluxo no trânsito, para o atendimento aos pacientes que fazem uso do transporte coletivo, além do aumento considerável às demandas, entretanto, para atender as solicitações este departamento obriga-se a readequar os horários para que desta feita, todas as solicitações possam ser atendidas. Esclarecemos que, para minimizar tais transtornos, este departamento vem providenciando melhorias.