Time de futebol dos EUA fará pré-temporada em Cotia em janeiro

O Columbus Crew já decidiu onde fará parte de sua pré-temporada em 2017. Será no São Paulo Futebol Clube.

Foi feito um acordo entre as diretorias para que o Tricolor receba os americanos no CT de Cotia durante duas semanas. Entre os dias 23 de janeiro de 8 de fevereiro, será lá a casa do time amarelo e preto de Ohio.

Os últimos acertos foram feitos esta semana, inclusive com a presença do treinador/manager da equipe, Gregg Berhalter, na capital paulista para conhecer as instalações do centro de treinamento. Quem aproximou as partes e cuidou de todas as tratativas foi o consultor da equipe para assuntos internacionais, Ricardo Moreira.

A programação do Columbus Crew em Cotia prevê duas semanas de preparação e jogos treinos contra Audax e Ituano. Há também a possibilidade de um amistoso contra o time principal do São Paulo acontecer no CT da Barra Funda. O time paulista já terá voltado justamente dos Estados Unidos, onde participará da Florida Cup até o dia 23 de janeiro.

Além das atividades de campo, a comissão técnica do Crew deverá também assistir jogos do Campeonato Paulista, dentro do processo de intercâmbio cultural e de conceitos de futebol.

Uma das ideias dessa pré-temporada é oferecer ao Columbus Crew a estrutura e o ambiente do futebol brasileiro, ainda considerado um dos melhores do mundo. Até o clima ajuda, já que essa época do ano faz muito frio no estádio de Ohio.

Vice-campeão da temporada 2015, o time teve uma péssima campanha na edição deste ano, ficando em penúltimo lugar na Eastern Conference e vencendo apenas 8 de seus 34 jogos. Até por isso, todo um trabalho meticuloso vem sendo feito pela organização da franquia para otimizar o desempenho em 2017. O clube é um dos que menos gasta com salários de jogadores e por isso vem tentando encontrar outras alternativas de incrementar a performance. Uma pré-temporada em solo brasileiro é vista como uma preparação mais eficiente. O argentino Higuain é um dos destaques do time.

O que ainda falta ser definido é o “presente” que o Columbus Crew dará ao país pela receptividade nesse período. É de costume do esporte americano entregar algo, deixar um pequeno legado quando há esse tipo de intercâmbio. E o Crew resolveu fazer uma clínica de futebol para crianças carentes em alguma instituição na cidade de São Paulo. O local que receberá essa retribuição ainda não foi fechado.

Na visita, algumas negociações também poderão ser fechadas, já que a franquia tem feito uma grande busca por reforços nas Séries A e B do Brasileirão. Há inclusive um analista de desempenho brasileiro contratado só para isso.

Apesar de ser o primeiro clube norte-americano a fazer uma pré-temporada de duas semanas em solo brasileiro, este não é o primeiro movimento de aproximação da MLS com o nosso futebol. Recentemente o Orlando City anunciou uma parceria com o Atlético PR, que também busca intercâmbio de conceitos, atletas e a realização de um amistoso ainda com data indefinida.

Por Gustavo Zupak, blogueiro do ESPN.com.br