Terceira Idade de Cotia conquista medalhas em “Olimpíadas dos Idosos”

Após participar da 20ª edição dos Jogos Regionais do Idoso, em Itanhaém, os atletas da Terceira Idade de Cotia estão de volta com medalhas na bagagem e mais do que resultados, trazem novas vivências e experiências para compartilhar.

A delegação composta por 33 atletas, 3 técnicos, 3 monitores e 2 motoristas representou o município nas modalidades: atletismo (feminino e Masculino), buraco (feminino), dança de salão, malha, natação (masculino e feminino), tênis de mesa (feminino), truco, vôlei (Feminino e Masculino) e xadrez.

Josefa Talhacolo, 83, carinhosamente conhecida como “Zefinha” fez em 28´37” o percurso de 25 mts na prova nado livre pela categoria B (80 a 83 anos) e faturou a medalha de ouro para Cotia na Natação.  Marly Nagai conquistou medalha de prata na modalidade Tênis de Mesa.

Nas fases regionais do Jori, é selecionado o primeiro lugar em cada modalidade para participar da grande final estadual que, este ano, acontece em Barretos no mês de junho e “Zefinha” deve representar Cotia na competição.

JORIOs jogos têm como objetivo promover a integração e incentivo entre os idosos e reuniu em Itanhaém mais de 1.600 pessoas de 28 municípios do Estado de São Paulo, em 14 modalidades adaptadas para o público acima de 60 anos.

A superação é um exemplo desta equipe. Entre os muitos casos, vale ressaltar a dedicação do atleta de voleibol, Benedito de Camargo Vieira, conhecido por todos como “Kayano”. Aos 82 anos, jogou com os atletas de 60 a 69 anos e a cada participação em quadra, foi extremamente aplaudido pelo público presente.

Carlos Pignolato participou da prova de natação e encerrou em 5º lugar, no entanto, sua maior vitória é a possibilidade de voltar a piscina para competir com seus colegas para representar a cidade de Cotia, após passar por um processo cirúrgico que o afastou dos treinamentos por nove meses.

“Agradeço a todos que participaram do Jori 2016, atletas, professores, motoristas e nossos atletas que deixaram o conforto de suas casas para representar o nosso município”.

Sobre o Jori

O Jori é uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) em parceria com as secretarias de Estado e prefeituras que sediam o evento. Para participar, o idoso deve ter no mínimo 60 anos de idade e frequentar os projetos sociais desenvolvidos ou apoiados pelo Fussesp.