Temporada 2021 foi péssima para times da região no futebol profissional

O futebol profissional deste ano acabou para os times da região oeste da Grande SP. Pelo segundo ano consecutivo, as campanhas foram ruins para Oeste (Barueri), Audax (Osasco), Grêmio Osasco, Ska Brasil (Osasco) e SC Brasil (Embu das Artes), únicos representantes da nossa região, após o fim de times como Cotia FC, EC Osasco, Grêmio Barueri, SC Barueri, Itapevi FC, Osasco FC e Taboão da Serra.

O Oeste, que se mudou de Itápolis para Barueri disputou a Série C do Campeonato Brasileiro e foi rebaixado pelo segundo ano seguido e em 2022 terá que jogar pela 4ª divisão do futebol nacional. No Campeonato Paulista, disputou a Série A-2, mas terminou em 3º lugar e não conseguiu voltar para a A-1, de onde caiu em 2020.

Na Série A-2, o Audax Osasco ficou apenas na 14ª colocação e quase caiu. O Ska Brasil, time do ex zagueiro Edmilson (Seleção de 2002), que disputou em 2020, neste ano desistiu da competição, ficando apenas nas categorias de base.

No Campeonato Paulista sub-20, o Audax salvou a participação dos times da região, ganhando do Corinthians e se classificando para as semifinais, que acontecem nesta semana. Já o Oeste, caiu para o próprio Audax na terceira fase. O Grêmio Osasco e o SC Brasil, de Embu das Artes, terminaram nas últimas posições do certame.

O Campeonato Paulista sub-17 teve a participação do Ska Brasil, que ficou em 3º em seu grupo, atrás do São Paulo e Desportivo Brasil e não se classificou. Neste mesmo grupo, o Grêmio Osasco e o SC Brasil fizeram péssimas campanhas.

Uma boa participação da região aconteceu no Campeonato Paulista Sub-15, onde o Ska Brasil chegou às quartas de final, perdendo para o Palmeiras. Na competição, o Grêmio Osasco e o SC Brasil ficaram na primeira fase.

Que venha 2022 e novos desafios, com melhores planejamentos para os times profissionais da região.