Sua gengiva te incomoda? Saiba como corrigir o sorriso gengival

O sorriso é o cartão de visita para muitas pessoas, mas em alguns casos o excesso de gengiva pode comprometer a estética facial.  Um exemplo é o caso do jogador Ronaldinho Gaucho que recorreu a diversos procedimentos estéticos e inclusive passou por um procedimento cirúrgico para alterar a gengiva e conseguir um sorriso harmonioso.

Existem duas técnicas para alterar o sorriso gengival, uma pode ser feita pelo cirurgião dentista e a outra pelo cirurgião plástico. “O procedimento que é feito para a retirada da gengiva que contorna os dentes pode ser realizado pelo dentista. O cirurgião plástico irá fazer uma intervenção no músculo que interliga a boca e o nariz”, explica o cirurgião plástico Dr.Patrick Kovac, membro da sociedade brasileira de cirurgia plástica.

O procedimento cirúrgico é feito no hospital e não há necessidade de uma anestesia geral. A cirurgia pode durar entre uma a duas horas. “A incisão é feita na parte interna do lábio superior para cortar o músculo. Esse processo permite que o lábio fique mais alongado impedindo que a gengiva apareça quando o paciente sorrir”, esclarece o médico.

O pré-operatório é feito com exames de radiografias, fotografias para avaliar a boca, a gengiva e os dentes. Já o pós-operatório requer alguns cuidados especiais. Nas primeiras 24 horas, o paciente deve consumir alimentos líquidos e pastosos e também evitar lavar o rosto com água quente. Se ocorrer edema é permitido aplicar uma bolsa com gelo no local. O paciente também não deve fazer esforço físico.
“O resultado pode ser observado após 20 dias e o paciente poderá sorrir sem que a gengiva fique exposta”, conclui o Dr.Patrick.

* Patrick Kovac tem Graduação em Medicina pela USP e especialização em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Membro associado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).  Médico do corpo clínico do Hospital Cruzeiro do Sul – Osasco e Hospital e Maternidade São Camilo – Pompéia, atuando como cirurgião plástico tanto na área reconstrutora quanto estética. Site: www.drpatrickkovac.com.br