SP retira obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados

O governador de São Paulo, João Doria, assinou o decreto que encerra a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados. A regra já vale a partir desta quinta-feira (17).

O uso de máscaras seguirá obrigatório, por enquanto, apenas em locais destinados à prestação de serviços de saúde e no transporte público. A máscara torna-se opcional em ambientes como escritórios, comércios, salas de aula, academias, entre outros.
Em nota divulgada à imprensa, o governador afirmou que tomou a decisão após orientação do comitê científico.

“Recebi hoje à tarde uma nota técnica do Comitê Científico que demonstra uma melhora consistente na situação epidemiológica no Estado. Por isso decidi, com respaldo desses cientistas e médicos, abolir imediatamente a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os ambientes, com exceção de unidades de saúde, hospitais e transporte público”, disse Doria.

A nota técnica do comitê afirma que, 14 dias após o carnaval, “constatou-se manutenção do padrão de melhora progressiva dos indicadores epidemiológicos, conforme observado durante as semanas que antecederam aludido feriado, indicando que a transmissão do coronavírus no Estado de São Paulo segue em redução progressiva.”

A obrigatoriedade do uso do item de proteção em locais abertos já havia sido extinta no dia 9 de março.

Do G1