Somente no 1º semestre, Cotia teve mais de 33 mil multas de trânsito

A correria do dia a dia muitas vezes deixa motoristas desatentos às infrações do trânsito. Em Cotia, entre as multas mais frequentes registradas pelos agentes do Demutran estão: estacionar no passeio, dirigir veículo falando ao telefone celular e estacionar em local e horário proibidos.

A descrição da infração “estacionar o veículo no passeio” significa parar sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público.

As multas podem variar de R$ 130,16 (infrações médias) até R$ 293,74 (infrações gravíssimas) e devem ser pagas à vista ou por cartão de crédito de forma integral – ou com parcelamento conforme a Resolução nº 697, de 10 de outubro de 2017 do Contran.

Cotia reduziu o número de infrações no comparativo com o ano passado. No período de janeiro de 2019 até julho de 2019 foram registradas 14.085 infrações de trânsito no município. Já neste ano, no mesmo período foram registradas 7.381.

Campeã de multas

Na Granja Viana, o local com mais registros de multas por estacionar em locais proibidos pela sinalização é a Rua Thomekiti Kira (rua do Correio), na altura do Km 24.

De acordo com a Prefeitura, a receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito é destinada a atender, exclusivamente, despesas públicas com sinalização, engenharia de tráfego e de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.

Multas na Raposo Tavares

Em relação ao trecho coberto pelo DER – Departamento de Estradas de Rodagens, o maior número de multas é referente ao excesso de velocidade na Raposo Tavares, entre os Km 21 e Km 40,5, em Cotia.

O DER administra a Raposo até o Km 34, onde tem início o trecho sob concessão da CCR Viaoeste. De janeiro a junho de 2020, foram registradas 26.517 multas.

Mês – Multas

Jan – 5.613
Fev – 4.384
Mar – 6.273
Abr – 3.086
Mai – 3.487
Jun – 3.674

Por Raquel Duarte, do Giro S/A