Sociedade se mobiliza pela abertura do Parque Jequitibá, no limite de Cotia e quatro cidades

Criado em 2006 pelo governo do Estado de São Paulo como primeiro grande parque urbano focado em educação ambiental e estudo de campo por estudantes, e sobre um belo projeto arquitetônico, o Parque Jequitibá (ex-Parque Tizo) está atualmente fechado à população e é por isso que alguns grupos da sociedade civil e ambientalistas estão se mobilizando por sua abertura, revitalização e concretização do projeto original (veja vídeo abaixo). Para tanto, está marcada uma grande manifestação em seus arredores para o dia 22/05, Dia Mundial da Biodiversidade.

Segundo Fábio Sanchez, do Conselho Consultivo do Parque e um dos organizadores do movimento, a importância deste Parque para a Grande São Paulo é enorme. Com 1,3 milhão de m² (o exato tamanho do Parque Ibirapuera, porém com mais de 60% de Mata Atlântica preservada), ele é o primeiro grande fragmento de mata a enfrentar, a Oeste da Grande São Paulo, a mancha de calor da metrópole.

É a partir dele, situado no km 21 da Raposo Tavares, que se abre o corredor ambiental que inclui a APA Embu Verde, a Granja Viana, o Parque das Nascentes, o Parque Cemucam e outros, chegando até a Reserva Florestal do Morro Grande.

Trata-se de um parque intermunicipal de relevância logística e estratégica, pois expande-se por três cidades (São Paulo, Osasco e Cotia) e faz limite com outras duas, Taboão da Serra e Embu das Artes, sendo grande opção para atividades na natureza em um ambiente urbano carente de áreas verdes.

Mas o parque, embora conte com administradora, funcionários e segurança, vem sofrendo por não ter seu projeto original concluído nem seu plano diretor e seu projeto executivo realizados. Segundo Fábio, seu Conselho Consultivo, eleito em abril de 2018 (mais de um ano atrás), ainda não foi sequer nomeado no Diário Oficial do Estado. Seu cercamento vem sendo roubado na divisa com a Avenida Heitor Antonio Eiras Garcia, em São Paulo, e há uma área invadida por um “bota-fora” na parte situada em Osasco.

Junte-se a isso que a transferência da área do CDHU (Secretaria de Habitação) para a Secretaria de Meio Ambiente, determinada claramente no decreto de criação, ainda não foi cumprida (foi feita parcialmente, em apenas um dos quatro platôs do parque), em clara desobediência à determinação do próprio governo estadual.

O movimento pela defesa do parque se manifestará por sua abertura, seus cuidados, e pela adoção definitiva de seu Plano Diretor e seu Projeto Executivo. Será no dia 22 de maio, o Dia Mundial da Biodiversidade. A grande manifestação acontecerá a partir das 9h30, onde seria sua entrada pela cidade de São Paulo, nas esquinas das ruas Emil Bohn com Savério Quadrio.

Estarão se manifestando entidades ambientalistas, associações de moradores, escolas, educadores, moradores da Zona Oeste da Grande São Paulo e militantes em favor do meio-ambiente. Estão todos convidados.

SERVIÇO
Grande manifestação pelo Parque Jequitibá
Quando: 22 de maio, quarta-feira, Dia Mundial da Biodiversidade, às 9h30.
Onde: Esquina das ruas Emil Bohn com Savério Quadrio, no Parque Ipê, São Paulo (próximo à rodovia Raposo Tavares, km 20, sentido Capital, e à Vila Olímpica Mario Covas).
Saiba mais sobre o projeto do Parque que não chegou a se concretizar:

Do Site da Granja