Semana do Comércio Varejista terá orientação a comerciantes da região

Ação do Sebrae acontece de 14 a 18 de setembro no escritório regional da entidade

Para ajudar os comerciantes a enfrentarem o cenário atual, de retração da economia, o Sebrae promove de 14 a 18 de setembro a Semana do Comércio Varejista, que acontece em todo o Estado de São Paulo, envolvendo vários produtos para melhorar gestão e vendas, sendo sete soluções destinadas à inovação do segmento.

Em Osasco, o escritório regional da entidade realizará uma grande ação de orientação no município, com dicas para inovar, motivar equipes e melhorar controles financeiros, entre outras. “Esse evento busca dar mais ferramentas para o pequeno varejo gerar mais vendas e enfrentar a crise mais preparado”, explica Carlos Alberto de Freitas, gerente do Escritório Regional do Sebrae em Osasco.

Os interessados terão ainda oportunidade de participar de cursos do programa Sebrae Inova que, em parceria com entidades como Senai e Senac, permitem maior aprofundamento em temas como Vitrinismo e Visual Merchandising. Inscrições e informações podem ser obtidas diretamente no Escritório Regional do Sebrae em Osasco, na Rua Primitiva Vianco, 640 ou pelo telefone 2284-1800.

No Estado de São Paulo existem mais de 870 mil micro e pequenas empresas do comércio, o que representa 39% do universo total de MPEs. Por segmento de atividade, destacam-se varejo do vestuário (10,6%), varejo de materiais de construção (6,9%), comércio de autopeças (5,9%), minimercados e mercearias (4,8%), manutenção e reparação de veículos (3,7%), padarias e varejo de laticínios e doces (3,0%).

Queda nas vendas – A pesquisa Indicadores do Sebrae revela que as micro e pequenas empresas paulistas amargaram fortes perdas no primeiro semestre deste ano. O faturamento real (já descontada a inflação) recuou 11,9% frente a igual período de 2014, resultado pior do que o registrado no acumulado de janeiro a junho de 2009 (-10%), quando a economia sofria consequências da crise financeira internacional. A queda atingiu todos os setores: serviços recuaram 13%; indústria, – 8,6%, e o comércio, -12,2% frente a igual período de 2014. Apesar do quadro de queda nas vendas, conforme pesquisa do Sebrae, realizada em julho, 57% dos proprietários de micro e pequenas empresas esperam manter o faturamento da empresa nos próximos seis meses.

Movimento Compre do Pequeno Negócio – O Sebrae lançou em todo o Brasil o Movimento Compre do Pequeno Negócio. A intenção é estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por micro e pequenas empresas. A iniciativa pretende usar a força dos pequenos negócios – mais de 10 milhões de empresas no Brasil, que faturam no máximo R$ 3,6 milhões por ano – para fortalecer a economia, já que as micro e pequenas empresas são mais de 95% do total de empresas brasileiras, respondem por 27% do PIB no Brasil e por 52% do total de empregos com carteira assinada – mais de 17 milhões de vagas. A ação inclui um hotsite (www.compredopequeno.com.br) que enumera cinco razões para comprar dessas empresas. Em 05 de outubro, Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, o Sebrae realizará o “Dia D” com grandes ações em todo o País para estimular os pequenos negócios.

Semana do Comércio Varejista – De 14 a 18/09 – Programação

Palestra Controle seu estoque e não perca dinheiro – Ensina a dimensionar a quantidade de estoque adequada ao volume de vendas.
Data: 16/09 (quarta)
Horário:  das 18h30 às 21h30
Local: Escritório Regional do Sebrae em Osasco
Informações e inscrições: 2284-1800
Valor: gratuita

Palestra Aumente suas vendas – Informa como aumentar as vendas realizando promoções de forma planejada, frequente e organizada, levando em consideração o calendário promocional.
Data: 14/09 (segunda)
Horário:  das 19h às 21h
Local: Escritório Regional do Sebrae em Osasco
Informações e inscrições: 2284-1800
Valor: gratuita