Sem viaturas, guardas civis da Romu de Cotia fazem ronda a pé pelo centro

Tropa de elite da Guarda Civil de Cotia deixa de combater o crime por falta de veículos.

A Guarda Civil de Cotia é reconhecida no Brasil inteiro por seu trabalho, principalmente no combate ao crime, o que não é sua obrigação, segundo a Lei. Diariamente eles atuam em todo o município no auxílio aos cotianos e no combate à criminalidade.

Mas, de uns tempos para cá as rondas tem diminuído por falta de viaturas. Segundo informações que chegaram à redação do Cotia Agora e confirmadas por agentes, todas as viaturas da Romu –Rondas Ostensivas Municipais, uma espécie de elite da GCM não estão rodando, algumas quebradas e outras, que são alugadas, recolhidas pela locadora por falta de pagamento.

Os agentes da Romu foram vistos por nossa reportagem nesta quinta-feira andando a pé em grupo de três, pelo centro de Cotia. Até o horário, que seria das 14 às 2h da manhã foi mudado e os guardas cumprem expediente das 8 às 17h. Parte deles está em postos fixos.

Informação de dentro do batalhão dá conta de que na região central de Cotia apenas duas viaturas estão circulando, sendo uma da chefia e até o Voyage do Projeto Crack é Preciso Vencer é sendo usado para rondas.

Segundo apuramos, em Caucaia e Granja Viana a situação é a mesma, com poucas viaturas em circulação. Para piorar, as poucas que estão nas ruas falta manutenção, colocando em risco a vida dos guardas civis.

Resposta da Secretaria de Segurança:

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, apenas uma viatura da Romu está parada para conserto e manutenção. Os guardas contam com mais um veículo para ronda normalmente, até que o conserto seja finalizado e eles voltem a operar com duas, como de costume.

Quanto aos veículos gerais de médio porte utilizados pela Guarda Civil diariamente, a Secretaria esclarece que quatro foram encaminhados para a locadora porque a substituição de veículos antigos por novos está em processo. A Guarda que trabalha com 25 veículos, hoje opera com 23, contando que quatro estão sendo substituídos e dois, que são do programa “Crack é possível vencer”, foram colocados no lugar, dando início às ações e também como apoio, caso necessário.

Viatura do programa contra crack está em ronda, segundo guardas
Viatura do programa contra crack está em ronda, segundo guardas