Sem espaço prometido, camelôs começam a voltar às ruas de Cotia

Há três meses os camelôs da Praça Joaquim Nunes foram obrigados a deixar o local, após decisão da Justiça e do Ministério Público. (LEIA AQUI).

A prefeitura prometeu um novo espaço para eles, ao lado do terminal metropolitano, mas que, ficará pronto somente no segundo semestre de 2016.

Sem espaço para vender suas mercadorias, eles estão voltando aos poucos, conforme relata um comerciante do centro de Cotia, que preferiu não se identificar:

camel2Bom dia, sou comerciante do centro de Cotia e um dos defensores de que uma cidade tem que ser limpa, próspera e desenvolvida e com chance para todos, mas não é o que vejo em Cotia. Fui um dos defensores da saída dos ambulantes da Praça Joaquim Nunes e que o local voltasse a ser da população. Aplaudi quando a praça foi revitalizada, inclusive participei da festa de reinauguração em setembro.

camel1Quanto aos camelôs, sou favorável sim que a prefeitura destine uma área para eles trabalharem, desde que paguem seus impostos como eu e os demais comerciantes que a cada dia sofrem mais com os tributos e taxas impostas pelo governo.

Mas o que tenho visto nas últimas semanas é a volta de alguns camelôs que eram da praça e estão aos poucos tomando as calçadas e ruas. É só passar próximo á praça, ali perto da Caixa Econômica e no muro do lado contrário para ver. Inclusive uns conhecidos vendedores de CD e DVD pirata voltaram. Fico indignado com o jeitinho que eles dão e sem alguém coibir ou seriam coniventes os fiscais da Secretaria de Indústria e Comércio? Essas fotos que enviei foram tiradas no mês passada, mas hoje tem muito mais gente.

Eu como comerciante faço questão de trabalhar direitinho, registrar e pagar todos os direitos dos funcionários, comprar mercadoria somente com nota fiscal e emitir nota para o cliente e vem esse pessoal e ganha dinheiro assim, na cara dura, sem pagar nada? O cúmulo é ver uma faixa da prefeitura proibindo o comércio ambulante na calçada e um dos camelôs ainda usa a cordinha da faixa para amarrar uma estante dele. Estou me cansando de Cotia”.

O email foi enviado à Secretaria de Indústria e Comércio, que não respondeu.

??????????????????????????????? camel5