Segurança que matou cachorro no Carrefour Osasco responderá em liberdade

A Delegacia do Meio Ambiente de Osasco concluiu o inquérito policial do caso do cão Manchinha, que morreu após sofrer agressão no Carrefour Osasco. O segurança da loja foi responsabilizado pela agressão, que resultou na morte do bicho, mas responderá em liberdade pelo crime de abuso e maus tratos a animais. Como o crime é considerado de menor potencial ofensivo, não cabe prisão e nem indiciamento.

Segundo a Secretaria Estadual da Segurança Pública, o relatório foi encaminhado ao Juizado Especial Criminal (Jecrim) “com indicação de autoria ao segurança do mercado”. Ainda segundo a pasta, mais de 20 pessoas foram ouvidas durante a investigação e foi constatada como causa da morte hemorragia provocada pela lesão sofrida.

Uma das 20 pessoas ouvidas foi o próprio segurança, que admitiu ter batido em Manchinha com uma barra de alumínio, mas afirmou que não teve a intenção de feri-lo. Ele também afirmou que acionou, com seu celular, o Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Osasco para prestar socorro, mas afirmou que o cão havia sido atropelado.

O CCZ confirmou que atendeu o animal, mas que ele não resistiu aos ferimentos. O corpo foi cremado, procedimento que é padrão para esse tipo de ocorrência. E só depois foram recebidas denúncias da agressão.

O caso aconteceu em 28 de novembro e ganhou grande repercussão, principalmente via redes sociais. No dia 8 de dezembro, uma manifestação levou 2 mil pessoas à loja do Carrefour de Osasco, que acabou sendo fechada. Elas pediram justiça pela morte do animal.

Com a conclusão do inquérito, agora o MP deverá se posicionar a favor ou contra a responsabilização do segurança pela agressão que levou a morte de Manchinha.

Carrefour informou, por meio de notas anteriores, que afastou o segurança. O supermercado ainda comunicou que “reconhece que um grave problema ocorreu em sua loja de Osasco” e que a “empresa não vai se eximir de sua responsabilidade”.

Do Webdiario