Secretaria de Meio Ambiente não tem previsão de reabertura do Parque Cemucam, há 80 dias fechado

O único grande parque de Cotia está há 80 dias fechado. O Cemucam, na Granja Viana, completou recentemente 49 anos com seus portões trancados, impedindo a entrada de seus milhares de frequentadores.

No dia 28 de dezembro a Secretaria do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo (mantenedora do local) fechou o espaço alegando risco de contrair Febre Amarela, como fez com diversos parques municipais da Capital.

A decisão foi tomada após a morte de macacos em Itapecerica da Serra pelo vírus da Febre Amarela. Por precaução, o Cemucam, que fica bem distante de Itapecerica, também entrou na lista, assim como mais três na região, o Raposo Tavares, o da Cohab Raposo e o do Sapé.

O fechamento à princípio, causou dúvidas em alguns frequentadores e alívio para outros, com medo do risco de contrair Febre Amarela tão perto de casa.

Somente um caso de morte pela doença foi confirmado pela Secretaria da Saúde recentemente no Município.

49 anos, mas sem motivos para comemorar

Na semana passada o Cemucam completou 49 anos e alguns frequentadores fizeram uma celebração, com direito a bolo no portão principal do parque. Todos sentem a falta de visitar o local e querem uma solução imediata.

Frequentadores celebram 49 anos do Cemucam
Frequentadores celebram 49 anos do Cemucam

Fechamento prolongado já divide opiniões

Os 80 dias de fechamento do Cemucam já divide opiniões, principalmente em redes sociais. Há quem defenda que continue fechado até que o risco de contrair a doença seja extinto pelas autoridades sanitárias. Mas, também tem frequentadores que – pelo fato da cidade não ter casos da doença e a vacinação ter atingido cerca de 170 mil pessoas – achem que a SVMA está com prudência exagerada em manter o fechamento.

As pessoas que visitavam o Cemucam tiveram que migrar para outros parques da Capital ou simplesmente deixaram de fazer seu lazer ou praticar esporte neste período.

Em uma rede social na semana passada houve um debate sobre o longo tempo fechado e chegou-se a discutir que para a Secretaria seria cômodo manter o parque sem funcionar, o que gera menos despesas aos cofres públicos.

Secretaria não toca no assunto de reabertura

O Jornal Cotia Agora entrou em contato com a SVMA nesta segunda-feira (12), questionando, principalmente, se há alguma previsão de reabertura do Cemucam;  se há um monitoramento sobre os macacos e sobre a suspeita de não estarem com todas as equipes (segurança, manejo, etc) trabalhando.
A resposta foi vaga e com as mesmas palavras enviadas em release à imprensa no final de dezembro, que reproduzimos abaixo:

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) informa que o Parque Cemucam, em Cotia, foi fechado como medida preventiva contra a Febre Amarela. Isso aconteceu após a confirmação de 10 epizootias em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo.  A metodologia utilizada se baseou nos distritos próximos a Itapecerica da Serra, como o Jd. Angela, Parelheiros, Capão Redondo, Jd. São Luis e Cotia, além das áreas de cobertura de vacinação.
Já com relação aos serviços de manutenção, manejo e limpeza, os mesmos estão acontecendo normalmente nas dependências do parque“.