Se liga! Horário de verão terminou neste fim de semana

O horário de verão terminou de sábado para domingo. E agora, o desafio é reduzir o consumo logo no começo da tarde. Acaba o horário de verão e nenhuma campanha de alerta para consumo de energia até agora.

Os reservatórios das hidrelétricas ainda estão baixos. E é preciso pensar a longo prazo em garantir energia para o ano inteiro, que mal começou. O governo tem agora um novo plano. O Ministério de Minas e Energia estuda comprar energia do Uruguai.

Para quem gosta dos dias mais longos, com luz natural até 7h, 7h30 da noite, está chegando a hora de se despedir do horário de verão.

O horário de verão começou no dia 19 de outubro em Brasília e mais dez estados do Sudeste, Centro-Oeste e da região Sul. Vai terminar na madrugada de sábado para domingo.

O principal objetivo do horário de verão é estimular um aproveitamento maior da luz do dia para reduzir um pouco a concentração do consumo de energia no comecinho da noite. Evitar, por exemplo, que a iluminação pública seja acionada no mesmo momento em que pessoas chegam em casa e ligam a luz, a TV, o chuveiro elétrico, e outros aparelhos.

Nos últimos anos, o horário de pico no consumo de energia, que era por volta das 6h, 7h da noite, foi antecipado. Os brasileiros compraram muitos aparelhos de ar condicionado e o consumo tem atingido o auge às 2h30 da tarde. Mesmo assim, o governo diz que o horário de verão cumpre a função de evitar uma sobrecarga no sistema.

O ministro de Minas e Energia diz que os técnicos ainda estão terminando o balanço, mas que a meta de redução do consumo deve ser alcançada. “Os números preliminares confirmam aquilo que estava previsto. Uma economia em torno de 4,5% na ponta de carga e uma economia energética da ordem de 0,5% durante o período de horário de verão”, afirma ministro de Minas e Energia Eduardo Braga.

A economia com o horário de verão ajuda, mas é pequena perto do tamanho do problema que o país vive por causa da queda na geração de energia hidrelétrica, provocada pela falta de chuvas. O governo prometeu adotar algumas medidas, como fazer campanhas para estimular o consumo consciente de energia, mas elas só devem sair do papel em março. Estímulo para reduzir o consumo, por enquanto, só mesmo na conta de luz que está bem cara. Nesta quinta-feira (19), o ministro de Minas e Energia Eduardo Braga anunciou que o governo estuda comprar energia do Uruguai.

Segundo o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, os relatórios que irão confirmar a economia de energia no período de vigência do horário de verão, saem na semana que vem. Hoje, quando o sol deu as caras em Brasília já passava das 7 da manhã.

Do G1