São Roque: Descarte irregular de “restos” de cinema é flagrado em área pública

O descarte dos “restos” do antigo Cine São José em São Roque, que passa por uma readequação para um novo espaço e projeto, na Rua Rui Barbosa, reacendeu a polêmica sobre o despejo irregular de entulho em áreas públicas do município.

Esta semana, os materiais do antigo cinema foram flagrados jogados irregularmente em uma área pública que fica numa encruzilhada na Estrada Darcy Penteado, próximo ao Hotel Villa Rossa.

O espaço onde foi depositado é utilizado por moradores locais para apenas o despejo de lixo doméstico armazenados em um contêiner. O descarte de entulho é determinadamente proibido em qualquer área pública do município.

Havia muita madeira e restos de poltronas do Cine São José que marcou história na cidade. O fato ganhou repercussão com o flagrante das fotos que foram postadas na rede social.

Como o material descartado não é qualquer entulho que não possa ser identificado, e sim de um prédio popularmente conhecido no município, foi fácil o reconhecimento.

Desta forma, as imagens logo foram reconhecidas e chegaram até os atuais proprietários do cinema, herdeiros do patrimônio histórico que ficaram indignados com a situação.

Imediatamente, por meio de nota na internet, a família dos donos do cinema, explicaram que o antigo prédio do Cine São José passa por uma adaptação, mantendo toda a estrutura para um novo projeto, diferente de um cinema.

Ocorre que, parte dos materiais, considerado como entulho, precisou ser dispensado e assim, segundo os proprietários em nota na internet, disseram que contrataram um caminhão de aluguel para transportar o entulho, no entanto, o acordo seria de que o material não fosse jogado em qualquer lugar.

Com a surpresa do flagrante, imediatamente providenciaram a retirada do material da área pública.

Veja a nota publicada pela família nas redes sociais

Nós, herdeiros de Cine São José, estamos tanto surpresos quanto indignados com a notícia de que o entulho retirado ontem do Cine São José foi descartado em área proibida. Segundo o que foi acordado com o dono do caminhão, o entulho seria levado até um sítio legalizado em Cotia, onde seria separado e reciclado. Estamos num grande esforço para revitalizar o espaço do Cine São José, tão querido para a cidade, e notícias como essa nos entristecem imensamente. Mas não vamos desistir do nosso projeto! Vamos tratar da limpeza do local onde foi descartado o lixo amanhã mesmo e investigar porque isso aconteceu. Contamos com a compreensão de todos e deixamos aqui as nossas mais sinceras desculpas“.

O fato, por meio das redes sociais, também chegou até o conhecimento do departamento de fiscalização da prefeitura. A expectativa é que o motorista seja reconhecido e multado.

Prefeitura

A prefeitura informou que a prática de descarte irregular de lixo ou entulho é crime ambiental, sujeito a multa e prisão.

O órgão também informou que vem fiscalizando todas as áreas do município, porém, tais atos criminosos ocorrem de maneira estratégica que dificulta o flagrante.

O Departamento de Obras esclareceu que com essa atitude inconsciente, fica difícil manter os espaços limpos. O trabalho de recolhimento é feito diariamente, mas, algumas pessoas estão prejudicando a própria população e o município.

A Prefeitura pede que os cidadãos continuem colaborando e denunciando anonimamente ao avistarem pessoas ou caminhões, carros e caminhonetes jogando entulho ou lixo em vias públicas de qualquer bairro.

Se a denúncia for feita no momento da ação, uma equipe da fiscalização se deslocará imediatamente acompanhada da polícia para o local. Informou ainda que já realizou flagrantes e os casos foram levados para a Delegacia de São Roque.

Se o morador filmar ou fotografar a ação, pode passar o material que será anexado ao processo.

Os telefones para denunciar são (11) 4784-9635 ou 4784-8542.

No caso do entulho do cinema, o Departamento de Planejamento informou que aguarda os detalhes para informar o setor de fiscalização para acionar a empresa do motorista do caminhão.

Do São Roque Notícias