Sabesp está com obras de esgoto em Cotia, mas deixa população sem água

Por Bruna Santana – Repórter

As obras de implantação de esgoto na região central de Cotia, que vem causando muitos transtornos aos moradores e comerciantes agora também está deixando a população sem água.

Há pelo menos uma semana que vem faltando água durante o dia em casas e comércios da região central. Um funcionário da empresa terceirizada que faz as obras da Sabesp confirmou que é necessário desligar a água, por conta das obras na Rua 10 de Janeiro.

O Centro fica o dia inteiro sem água, que só retorna à noite, mas no final da madrugada já começa a faltar nas torneiras. Transtorno para comércios que dependem da água, como bares e restaurantes.

Outro agravante é a obra de revitalização na Rua Senador Feijó, onde a empresa contratada pela prefeitura tem quebrado canos da rede de água.

A Sabesp, em nota (veja abaixo) justifica que houve alguns problemas pontuais.

As donas de casa também reclamam que não conseguem lavar roupa: “Vem pouquinho durante o dia e nem dá pra encher a máquina. Quando chega à noite, já estou dormindo e estou sem lavar roupa há dias“, comentou uma moradora.

Bares e restaurantes tem que economizar, senão ficam sem água: “Regulei a válvula da descarga para descer menos água e estamos lavando a louça com água que estocamos quando chega na caixa”, disse o dono de uma lanchonete, que tem 4 mil litros na caixa, mas que não são suficientes.

A maior reclamação dos moradores é que a Sabesp não avisou que iria fazer este tipo de interrupção e pegou todo mundo de surpresa: “Se eles avisassem, a gente daria um jeito. Na segunda-feira tive meu trabalho prejudicado e agora já sei que tenho que esperar a água chegar à noite, estocar pra poder usar no dia seguinte“, reclamou um comerciante.

Entramos em contato com a Sabesp, que enviou a nota às 17h20 de quarta-feira: A Sabesp informa que as obras de implantação e modernização de rede de esgoto na região central de Cotia não são responsáveis por eventuais situações de desabastecimento de água. Na terça-feira, dia 27, houve excepcionalmente duas manutenções emergenciais em pontos distintos de uma mesma via: a Rua Senador Feijó. A primeira, durante a manhã, corresponde ao reparo de vazamento identificado e solucionado imediatamente como parte das ações da Companhia para combate às perdas de água. A segunda manutenção tratou de danos na tubulação de água causados por obras de outra empresa no período noturno, situação solucionada na manhã de quinta. Esses dois episódios causaram intermitência no abastecimento da via e de seu entorno. Imóveis com caixa-d’água com reservação para ao menos 24 horas, como determina o decreto estadual 12.342/78, sentem pouco os períodos de intermitência. A Sabesp está à disposição pelos telefones 195 e 0800 055 0195 (ligações gratuitas), ou pela Agência Virtual no site www.sabesp.com.br. E os clientes também podem utilizar o aplicativo da Sabesp para smartphones com sistemas operacionais Android e iOS.