Sábado tem vacinação contra gripe em Cotia

O Ministério da Saúde prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe para o dia 30 de junho. Inicialmente, o fim da campanha estava previsto para sexta-feira (5/06). Com a prorrogação, novas doses da vacina foram enviadas para o município de Cotia e, no sábado (6/06), das 9h às 16h, a Secretaria de Saúde realizará um drive-thru de vacinação, em frente a Prefeitura. O objetivo é vacinar as pessoas que fazem parte do público-alvo, mas sobretudo as crianças, as gestantes, as puérperas e os adultos de 55 a 59 anos de idade, que são as os grupos com a menor cobertura.

A última atualização da Vigilância Epidemiológica mostra que apenas 61,86% do público-alvo da campanha está imunizado, a meta do Ministério da Saúde é chegar a uma cobertura de pelo menos 90%.

A Secretaria de Saúde de Cotia organizou um sistema de vacinação contra a gripe com horário agendado nas UBS’s Caucaia do Alto, Assa, Atalaia e na Policlínica do Portão, com isso, a população não precisa se expor a aglomerações e ao risco de contaminação pelo coronavírus. O agendamento é feito pelo telefone 4243-2017 (das 8h às 17h).

Quem deve se vacinar?

Professores das escolas públicas e privadas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebê há até 45 dias), adultos com idade entre 55 e 59 anos, pessoas com deficiência, idosos (a partir de 60 anos), profissionais da saúde, profissionais das forças de segurança, caminhoneiros e profissionais de transporte (motoristas e cobradores) e portadores de doenças crônicas (não é necessário ter prescrição específica para vacinação, apenas confirmar que faz parte de programa de doenças crônicas do SUS ou prescrição para uso contínuo de medicamento relacionado ao tratamento da doença crônica indicada).