Sábado tem novo mutirão para renovar CNH no Poupatempo Cotia

Neste mês de junho é a vez dos motoristas que tiveram a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) vencida entre março e abril de 2021 providenciarem a regularização do documento. Para ajudar os condutores que se encontram nessa situação, o Poupatempo Cotia e demais da região irão promover o primeiro mutirão do mês voltado à renovação de CNH, sábado (25).

A grade de agendamento está disponível para o atendimento presencial no www.poupatempo.sp.gov.br e aplicativo Poupatempo Digital.

Os documentos que forem solicitados a partir de agora já serão emitidos no novo modelo da CNH pelo Detran, onde a mudança altera características da identidade visual da carteira, agora em tons de verde e amarelo, e possibilita a inclusão de informações como uso do código MRZ, que permite ao condutor embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros.

Importante reforçar que a renovação simplificada deve ser feita preferencialmente de forma remota, tanto pelo Poupatempo quanto pelos canais do Detran.SP. Para isso, o motorista não precisa comparecer presencialmente em uma unidade, bastando seguir o passo a passo do atendimento online, realizar o exame médico na clínica indicada durante o processo e o novo documento chegará ao endereço de cadastro, pelos Correios.

Os motoristas que tiverem CNH nas categorias C, D ou E precisam realizar o exame toxicológico em laboratório credenciado pela Senatran – Secretaria Nacional de Trânsito com antecedência, pois o laudo poderá ser solicitado durante o exame médico. O exame é válido por dois anos e meio para menores de 70 anos e tem a mesma validade da CNH para maiores de 70 anos. Outra opção é o condutor solicitar o rebaixamento de categoria, o que também pode ser feito pelos canais digitais, inclusive durante o processo de renovação simplificada.