Rua no Gramado (Km 21) está abandonada e buracos causam até capotamento

Quem mora ou precisa passar pela Rua Patriarca, no Jardim Gramado, região do Km 21 em Cotia, precisa ter paciência e cuidado para chegar ao destino.

Isto porque, o local apresenta problemas antigos, que se juntaram aos novos, e causam grandes transtornos aos moradores. O drama aumenta quando o assunto é a remoção dos idosos atendidos pela Associação Toca das Horttensias, que fica na referida via. De acordo com a Associação, até ambulâncias têm dificuldade para chegar ou, muitas vezes, nem chegar no local para remover pacientes.

No trecho da Estrada do Espigão até o número 1002, o asfalto foi praticamente todo destruído durante as obras de um condomínio residencial durante a passagem de caminhões pesados e o problema se agravou com a chuva. A irregularidade na via, que além ser estreia é bastante íngreme com curvas sinuosas, já causou o tombamento de três veículos (foto) e caminhões chegaram a ficar encalhados por horas em frente à Associação.

Desde 2009, a Associação Toca das Horttensias protocolou vários ofícios na prefeitura pedindo solução. Mas, pouco foi feito. “Em 2015 fizemos contatos com a regional da Granja Viana, um formulário foi preenchido e está lá na regional”, lembrou Lilian Alicke. “Desde janeiro deste ano, temos solicitado à secretaria de obras e à regional que verificassem o estado assustador da Rua Patriarca, sem resultado”, completou.

Outro problema percebido no local é o acúmulo de entulho e lixo às margens da rua aumentando o risco de acúmulo de água e proliferação do Aedes aegypti.

Procurada, a prefeitura de Cotia não se manifestou sobre o problema para a reportagem do Diário da Região, edição Castello/Raposo.

Por Vânia Alves – Diário da Região