Roubos de carga crescem 47% na região, segundo dados do Estado

Os roubos de carga registraram, em maio, um crescimento de 47% nas cidades da região Oeste em comparação a igual período do ano passado.

Segundo os dados divulgados na quinta-feira, dia (25), pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, foram 50 ocorrências desse tipo de crime durante o mês passado, contra 34 casos em maio de 2014.

Ainda de acordo com o levantamento, Osasco foi, em números absolutos, a responsável pela alta nos índices. Foram registrados, somente na cidade, 42 casos de roubos de carga em maio, contra 22 no mesmo período de 2014. Na sequência aparece Carapicuíba, onde os casos subiram de 1 para 3 no mesmo período.

Apenas duas cidades da região registram queda nos índices deste tipo de crime: Barueri, que somou 2 casos em maio, contra 6 no ano passado; e Itapevi, onde as ocorrências caíram de 3 para 1. Jandira manteve a média de 2 casos nos dois períodos.

Veículos
As estatísticas da Secretaria de Segurança Pública apontam ainda que, por outro lado, houve queda nos índices de roubos e furtos de veículos na região.

A maior retração, de 26,70%, aconteceu entre os furtos de veículos. Foram 365 em maio de 2014, contra 498 registrados no mesmo mês do ano passado. Das 8 cidades da região, o destaque foi Osasco, que somou 229 casos no mês passado, contra 321 em igual período do ano passado. A exceção ficou com as cidades de Carapicuíba, onde, no mesmo período, as ocorrências subiram de 25 para 57, e Itapevi, com alta de 25 para 34.

Os roubos de veículo tiveram menor retração, de 23,26%. Nesse caso, apenas uma cidade foi na contramão dessa tendência e registrou uma alta nos números. Em Carapicuíba, o total de registros subiu de 26 para 38 casos.

Por Vanessa Dainesi – Webdiario