Riscos de desastres naturais em SP serão alertados pela Defesa Civil via SMS. Cadastre-se

A partir desta quinta (16), a população paulista poderá receber alertas de riscos via SMS da Defesa Civil Estadual.

Qualquer cidadão residente no Estado poderá se cadastrar para receber os alertas direto no celular, gratuitamente, por mensagens de texto.

O sistema foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e está sendo implantado em São Paulo e terá a capacidade para alcançar os 42 milhões de celulares ativos.

“Ninguém precisa se preocupar com spam. Os alertas são regionalizados e enviados realmente quando há necessidade”, assegurou a Coronel PM Helena, secretária chefe da Casa Militar e Coordenadora Estadual de Defesa Civil.
O cadastramento poderá ser feito a qualquer tempo, bastando enviar um SMS para o número 40199, escrevendo o CEP de interesse. Com isso, o cidadão passa a receber alertas sempre que a Defesa Civil identificar uma situação de risco na área que abrange o CEP indicado.

A prática de emitir alertas diretos à população já é corriqueira em países como Estados Unidos e Japão, onde são comuns furacões e terremotos. Em São Paulo, pode ajudar a salvar vidas em casos de chuvas fortes, enchentes, deslizamentos, incidência de raios e outros fenômenos causados por eventos meteorológicos.

A qualquer momento, a população poderá buscar informações detalhadas no site da Defesa Civil estadual
(www.defesacivil.sp.gov.br), incluindo orientações sobre o que fazer em cada situação. Com a adoção do novo sistema, a comunicação das situações de risco será mais rápida e direta, podendo evitar que eventos meteorológicos se transformem em acidentes com pessoas.