Ricardo Guerin: Amigo Espiritual

Conta o escritor Marcel Souto Maior no livro As vidas de Chico Xavier, que certa vez Chico precisou visitar um oftalmologista. A sós com o ilustre paciente, Dr. Nadir de São Paulo fez a pergunta que todos nós faríamos se estivéssemos com Chico: “Você vê mesmo os Espíritos?”.

Chico responde afirmativamente, o médico vem com outra pergunta: “Como consegue com olhos tão debilitados? ”

Afinal, Chico estava lá por causa de sua miopia e catarata. Na resposta o paciente lhe explica, que não são os olhos do corpo que enxergam, o assunto era complexo…

Não satisfeito, Dr. Nadir olha para os lados e pergunta mais uma vez: “Está vendo algum espírito aqui no consultório?”.  Chico responde com um inseguro sim. O médico ansioso precisava de detalhes: “Quem? Como se chama?”.

A insegurança de Chico tinha a sua razão, não porque não houvesse Espírito, mas pelo incomum nome dado. O médium sempre tinha receio de ser enganado pelos Espíritos, ser vítima de alguma chacota.

Chico toma coragem e lhe repete o nome dado pelo espírito: “Senobelino Serra, natural de São José do Rio Preto.”.

Dr. Nadir fica pasmo: “Dr. Senobelino foi meu professor de faculdade.”.

Chico agora mais confiante, prossegue: “Ele está me dizendo, que foi designado pela espiritualidade superior para ajudar o senhor aqui no consultório, porque o senhor ajuda muita gente aqui. ”.

O pequeno trecho nos trás muitas reflexões sobre essas “ajudinhas do além”.

É uma quase unanimidade entre as religiões esse “apoio invisível” que recebe diversos nomes: Anjos, Espírito Santo, Guia Espiritual, Mentor, Guardião… Cada um de nós já vivenciou situações que sentiu ter sido amparado por algo ou alguém invisível, e isso nos livrou de muitos problemas extras.

Fica a dúvida: Como receber mais esse apoio?

Os bons Espíritos nos passam que a maior dificuldade deles se dá na chamada “sintonia espiritual”, quase como um rádio, onde é necessário que os seres fiquem numa mesma frequência para que as sugestões aconteçam. Eles vão tentando nos ajudar, mas nós estamos tão irritados, tristes e inconformados que não os escutamos na acústica da alma.

É preciso aprender a silenciar a mente… Parar de correr desesperado para lugar nenhum e entender o que Deus quer nos falar através dos seus emissários.

As orações, a prece, ajudam muito. Escolher um lugar calmo, sem interrupções ajuda também. Pode ser até no banheiro.

Converse com Deus, peça para que lhe seja mostrado o que você não conseguiu ver por si só. Funciona muito bem antes de dormir. O pedido quase sempre é respondido através do sono mesmo.

Como qualquer exercício, a prática vai deixando mais fácil.

Bora tentar, conseguir e ser feliz.

Muita luz!

Ricardo

guerin1*Ricardo Guerin é trabalhador voluntário da Associação Espírita Atitude de Amor, em Cotia e escreve quinzenalmente no Jornal Cotia Agora sobre espiritismo.