Restrições para o comércio começaram em Cotia com fechamento de dezenas de estabelecimentos

Muitos comerciantes de Cotia que tentaram furar o decreto que impõe o fechamento nesta fase vermelha do Plano SP, imposta pelo Governo do Estado, tiveram seus estabelecimentos fechados no sábado e domingo pela Prefeitura de Cotia.

Equipes da Secretaria de Indústria e Comércio, Vigilância Sanitária e Guarda Municipal rodaram pelo município para flagrar o descumprimento de comerciantes que não tem autorização para abrir até o dia 19 e que não estão na lista de serviços essenciais.

Em Cotia está havendo uma forma de burlar desde a última fase vermelha de 2020. Lojas que vendem artigos para o lar, mas tem licença de funcionamento como ramo alimentício usam desse artifício para poder manter suas portas abertas, um exemplo é a Lojas Mel, que tem produtos para o dia a dia de uma casa, como cama, mesa, banho e cozinha, mas coloca bolachas e chocolates na frente da loja para ludibriar o decreto.

Outras estão usando do mesmo artifício ou simplesmente abriram suas portas sem se preocupar com a fiscalização. Comerciantes que estão cumprindo a determinação ficaram revoltados: “A gente não concorda com esse fechamento, mas acaba fechando pra não ter problemas com multas, mas daí tem um monte de esperto que abre e se acha no direito de funcionar. Tá errado, a lei tem que ser pra todos”, desabafou o dono de uma loja de roupas na região do Portão.

O Jornal Cotia Agora acompanhou o trabalho da fiscalização da Secretaria de Indústria e Comércio, que só ela, fechou mais de 60 estabelecimentos, sem contar com os números da GCM e Vigilância.