Reserva do Morro Grande abriga espécies raras da fauna

Coruja – listrada, sabiá – cica, araponga e patinho- grande. Estas e outras espécies são encontradas na reserva ambiental do Morro Grande que abriga o sistema Alto Cotia, aqui em Cotia.

Ali estão uma das fontes de abastecimento mais preservadas e a Sabesp realiza algumas visitas monitoradas para demonstrar o trabalho realizado para que haja água adequada ao fornecimento da população.

Para a ambientalista e bióloga Carla Matos Viegas, é possível perceber o bom estado de preservação da Reserva pela quantidade de riachos existentes e pela limpidez da água. Durante a visita observou-se, também, a pouca presença de influência humana, com raros vestígios de lixo, por exemplo. Segundo a bióloga “a visita à reserva proporciona uma experiência única de contato com a natureza, mesmo tão próximo à área urbana. Em um único dia foi possível a observação de diferentes espécies de aves, a presença de répteis, de mamíferos e de várias espécies vegetais. Essa grande variedade de espécies e comportamentos é também uma mostra da qualidade da preservação da área”.

O biólogo e ornitólogo André Ricardo de Souza e o fotógrafo Ricardo Costa, destacam que “a presença de observadores de aves e amantes da natureza no local contribui para a fiscalização e preservação da fauna e flora local, pois estas pessoas atuam como verdadeiros guardiões da natureza, zelando para que o local continue preservado e, além disso, os registros fotográficos realizados pelos visitantes contribuem para o conhecimento e divulgação da biodiversidade local”.

passaros_morrograndeAndré ainda complementa que “a Reserva Florestal do Morro Grande abrange uma área de aproximadamente 10.870 hectares, tendo como cobertura florestal predominante a Floresta Ombrófila Densa Montana, com a presença de fragmentos de mata primária e secundária em diferentes estágios de sucessão, abrigando várias espécies”.

O fotógrafo Ricardo Costa destaca que “a Reserva Florestal do Morro Grande é uma das últimas grandes áreas de Mata Atlântica do Planalto Paulista próximo da capital, e apesar dessa proximidade com os grandes centros urbanos e de todos os impactos causados que sofreu no passado, mantém uma flora e fauna muito ricas, incluindo diversas espécies ameaçadas de extinção”. “Também é interessante destacar, a grande quantidade de espécies de borboletas que foram encontradas na Reserva, 540 aproximadamente, o que demonstra o grau de conservação e a necessidade de se preservar o local”.

Para os visitantes, a preservação de áreas como a da Reserva Morro Grande proporciona não apenas um espetáculo aos amantes da natureza, com a possibilidade de observação e fotografia de diferentes espécies da fauna e da flora do Estado de São Paulo, mas também uma fonte incontestável de conteúdo para pesquisas e outros parâmetros ambientais para profissionais de diversas áreas.