Reorganização em SP irá fechar 94 escolas, sendo duas em Cotia

Novo modelo deve afetar cerca de 311 mil alunos; critérios para a mudança seriam o número máximo de alunos por sala e o deslocamento limite de 1,5 km da atual escola para a nova

Mesmo após diversos protestos, a Secretaria de Estado da Educação anunciou nesta segunda-feira (26) que 94 escolas estaduais de São Paulo irão fechar devido à nova reorganização escolar. Segundo a pasta, os prédios deverão ser disponibilizados como creches, por exemplo, o ensino técnico. Aproximadamente 311 mil alunos serão impactados pelo novo modelo.

Duas escolas de Cotia devem entrar no “facão”, a do Cotolengo e a Roberto Corte Real, no Rio Cotia.

Com a reformulação, a pasta irá criar 754 escolas de ciclo único – ou seja, focadas em uma só faixa etária –, resultando em um aumento de 52,2%. Sendo assim, 43% de todas as instituições estaduais – mais precisamente 2.197 – funcionarão nesse novo modelo a partir de 2016. Já as escolas de dois ciclos irão diminuir 18%, passando de 3.209 para 2.635. Segundo o órgão, 2.956 classes que hoje não funcionam serão reabertas.

De acordo com a Secretaria, os critérios para essa mudança incluíam o número máximo de alunos por sala e o deslocamento limite de 1,5 km da atual escola para a nova. “A reorganização da rede atende a uma mudança demográfica no Estado, que, desde 1998, teve um declínio de 2 milhões de alunos em suas unidades de ensino, e à constatação de que escolas de segmento único, modelo a ser intensificado, têm um rendimento até 28,4% superior às demais”, explica a pasta em nota. Em 14 de novembro, está agendada uma reunião em todas as escolas afetadas para que pais e alunos tirem suas dúvidas.

Do iG