Renault Clio e mais seis carros saem de linha no Brasil

O Renault Clio saiu de linha no Brasil depois de 20 anos. O compacto não aparece mais no site da marca francesa. Em dezembro, foram apenas 43 unidades emplacadas. Antes disso, em outubro, o modelo teve a produção encerrada na fábrica de Córdoba, na Argentina. As unidades vendidas desde então, estavam no estoque da empresa.
O Clio será substituído pelo subcompacto Kwid, que deve ser chamado pela Renault de um “mini SUV”. O novato, no entanto, só começa a ser vendido no 2º semestre de 2017.

Até lá, o carro de entrada da fabricante no Brasil será o Sandero, que parte de R$ 42,4 mil. O Clio era oferecido por R$ 34.985.

A chegada do Clio ao Brasil foi em 1996, na primeira geração, ainda como carro importado. Três anos depois, em 1999, ele ganhou nova geração, e passou a ser feito em São José dos Pinhais (PR).

Na época, era mais moderno do que seus rivais, e oferecia itens como airbags em todas as versões – muito antes de a legislação exigir o equipamento.

Em 2007, já sem tanto fôlego, teve a produção enviada para a Argentina, de onde sairam quase 550 mil carros desde então.

De lá pra cá, o carro foi “empobrecido”, em processo contrário ao que sofreu o Clio europeu, que cresceu e ganhou novas gerações.

A medida que a concorrência se modernizou (e o Clio não), a Renault deixou o hatch cada vez mais despojado de equipamentos, fazendo dele um forte competidor em preço de compra. Já no final de sua trajetória, era vendido em versão única, com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos e motor 1.0 de 77 cavalos.
Outros modelos
A Ford suspendeu temporariamente as vendas do Fiesta Sedan. Diferente do que acontece com o hatch, feito em São Bernardo do Campo (SP), o sedã é produzido no México e chega por importação.

A marca não explicou a decisão, e também não informou a previsão de normalização da venda do modelo. Em nota, a Ford disse: “Temporariamente não estamos oferecendo esta versão no nosso site de configurador. Em breve reiniciaremos o fornecimento regular do New Fiesta Sedan no nosso portfólio de produtos.”

As vendas tímidas do modelo podem explicar a decisão. Em dezembro foram apenas 40 unidades emplacadas – resultando em um ano com 1.637 Fiesta Sedan vendidos. O valor é inferior ao que o “irmão” Fiesta hatch vendeu apenas em dezembro – 1.712 carros.
á a Fiat tirou de sua gama 5 modelos. Além do Palio Fire, oferecido apenas para vendas diretas, Idea, Bravo, Linea e Freemont não serão mais disponibilizados ao público.
Do Auto Esporte