Região pode ser “nova casa” do Ceagesp, afirma prefeito Haddad

Ela já é “vizinha”, mas pode mudar de vez para a região. A Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), que hoje ocupa uma área de 700 mil m² na Vila Leopoldina, bairro da Zona Oeste da Capital, vai mudar de lugar.

E, dentre os espaços cotados para receber o entreposto, que é o maior da América Latina em volume de vendas, estão terrenos ao longo do Rodoanel, cujo Trecho Oeste corta Osasco, Barueri e Carapicuíba.

Um Acordo de Cooperação Técnica para a implantação da nova Ceagesp foi assinado, nesta semana, em Brasília, entre o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e a ministra Kátia Abreu, da Agricultura. Os locais candidatos a receber o órgão, que é ligado ao Ministério da Agricultura, ainda não foram divulgados. O projeto será realizado pela iniciativa privada. “Quem vai fazer o chamamento é a Ceagesp porque é ela a proprietária da área. Nós vamos dar todo ao apoio. Vamos colaborar, sobretudo para a ocupação da área atual, que vai dar lugar ao novo bairro. Nós vamos ajudar a mudar para uma localidade mais adequada, licenciar – isso depende da Prefeitura – e valorizar a Vila Leopoldina, que vai ter que passar por uma mudança da Lei de Uso e Ocupação”, declarou Haddad.

Em estudos realizados pela Prefeitura, a Ceagesp foi considerada o principal entrave ao desenvolvimento da região. Outro motivo apontado para a mudança é a redução no trânsito de caminhões no centro expandido da Capital. Cerca de 14 mil caminhões circulam pela área da central diariamente.

Atualmente, a área onde está o entreposto é considerada industrial. Mas a prefeitura vai mudar sua destinação para uma zona mista, comercial e residencial. O processo de mudança de local, segundo a Prefeitura de São Paulo, foi possibilitado pela retirada do entreposto do Programa Nacional de Desestatização, medida tomada pelo governo federal em março deste ano. “A ideia é que a Ceagesp faça uma troca de ativos e mude daquele lugar, que hoje está dentro do centro expandido, para uma localidade mais adequada a um centro de distribuição. Provavelmente, próximo ao Rodoanel, algum lugar mais estratégico, tirando caminhões das marginais. Aquela área pode se tornar um bairro moderno, uma vez que é bem localizado e servido por duas linhas da CPTM”, completou o prefeito.

Do Webdiario