Região Oeste fechou 2019 com mais de mil registros de sarampo. Cotia teve 93

As cidades da região Oeste fecharam 2019 com 1049 casos confirmados de sarampo. Os dados são do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde e abrangem o período de janeiro a 26 de dezembro.

Esse número soma tanto os registros confirmados em exames laboratoriais quanto os diagnosticados por médicos, por meio de sintomas apresentados por pacientes. No ano anterior, não houve registros da doença nos municípios dessa área. Já em 2019, quem liderou foi Osasco, que fechou o ano passado com 299 registros.

Na sequência aparecem Carapicuíba, com 263, e Barueri, com 248. Também foram contabilizados 93 casos em Cotia, 86 em Itapevi e 60 em Jandira. Já em todo o Estado, foram confirmados 15,3 mil casos e outros 9,7 mil ainda estavam em investigação até o fechamento do balanço. Desse total, 12,8% das pessoas contraíram a doença tiveram que ser hospitalizadas pelo agravamento do quadro.

E, dentre elas, 35,5% eram menores de um ano. Já a faixa etária com maior incidência de casos foi entre 15 e 29 anos, concentrando 43% do total. O sarampo causou ainda no ano passado, em todo o Estado, 14 mortes, das quais 7 envolvendo crianças com menos de 5 anos. Dentre os óbitos, 3 foram em cidades da região, sendo 2 em Osasco e uma em Itapevi.

Ainda não foram divulgados casos da doença em 2020. Mas as doses da vacina seguem disponíveis nos postos de saúde. O atendimento é destinado a pessoas entre 6 meses e 59 anos, ainda não imunizadas. Por outro lado, é contraindicada a gestantes. Já pessoas nascidas antes de 1960, na sua maioria, já tiveram a doença na infância e possuem imunidade por toda a vida, por isso não precisam ser vacinadas.

Por Erica Celestini – Webdiario