Região de Cotia terá “Casa Abrigo” para vítimas de violência

Com recursos destinados pelas 10 cidades que compõem o Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste da Grande São Paulo), as mulheres vítimas de violência doméstica passam a contar, ainda este mês, com um serviço público inédito. Começa a funcionar no dia 14 de dezembro uma “Casa Abrigo”, para onde serão destinadas mulheres – e famílias –que correm risco de novas agressões e até de vida devido à violência doméstica.

A unidade será aberta logo após o lançamento oficial, que será feito pelo presidente do Cioeste e prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar. Já o endereço da unidade será mantido em sigilo, para garantir a segurança das atendidas. Assim como a implantação, a manutenção será feita com recursos das prefeituras que integram o consórcio. Já a regulamentação do uso e da forma de atendimento é definido por um conselho, formado por profissionais dos municípios. E a gestão da unidade será feita pela Associação Fala Mulher, de São Paulo, que venceu a licitação.

A criação da Casa Abrigo é uma antiga reivindicação dos movimentos em defesa das mulheres de toda a região. Já a construção de uma unidade regional passou a ser discutida com a criação do Cioeste, que passou a analisar as formas de financiamento e atendimento entre as 10 cidades que compõem o consórcio – além de Parnaíba, Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Pirapora do Bom Jesus, Osasco, Vargem Grande Paulista e Araçariguama. Em 2013, com a realização do primeiro Encontro Regional de Políticas para as Mulheres, ficou estabelecida como prioridade a implantação do abrigo. Além disso, ela está prevista na Política e no Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e na Lei Maria da Penha.

Por Erica Celestini – Webdiario