Região: 16% de motoristas recorrem de multas em quatro cidades

O número de motoristas da região que recorreu das multas de trânsito foi o mesmo no primeiro semestre de 2017 em relação ao mesmo período no ano passado, 73.

De acordo com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), destes condutores que pediram a anulação da infração, as cidades de Cotia, Mairinque, São Roque e Vargem Grande Paulista registraram 58 pedidos indeferidos em 2016; neste ano, foram 35 [ainda há solicitações em julgamento].

Em 2017, apenas 16,43% dos motoristas das cidades mencionadas, no total, conquistaram o parecer favorável. Quase a metade (47,94%) dos pedidos foi negada. No ano passado, 79,45% dos recursos foram reprovados e 20,54% aprovados. Estes registros se referem a recursos em 1º Instância à Jari – Junta Administrativa de Recursos de Infrações para multas aplicadas exclusivamente pelo Detran.

“O Detran SP é responsável apenas por multas aplicadas em decorrência de autuações feitas pela Polícia Militar no perímetro urbano que, em geral, dependem de abordagem do condutor, como ,por exemplo, falta de licenciamento, habilitação vencida e embriaguez ao volante. Cabe esclarecer ainda que o Detran não opera radares nem autua em rodovias”, informou o órgão. De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o motorista pode realizar o pedido de recurso ao receber a notificação de multa e se sentir injustiçado por entender inválida ou injustificada a penalidade recebida.

Do Diário da Região Castello-Raposo