Sukiyaki, uma delícia japonesa

A chef Karem Tanaka traz a sua versão do cozido japonês. O prato é uma excelente sugestão para reunir a família, e ter entretenimento saboroso com a receita.

Ingredientes
150 ml de água filtrada;
100 ml de sake;
150/200 ml de shoyu;
2 colheres de sopa de manteiga de boa qualidade;
50g de cebola fatiada;
300g de contra filé em cubinhos;
150/200g de cenoura;
Vagem;
4 colheres de chá de açúcar;
60g de pimentão amarelo;
60g de pimentão verde;
60g de pimentão vermelho;
150g de cogumelo (shimeji);
200g de brócolis;
100g de cebolinha (apenas o talo);
Acelga;
Mussarela de búfala.

Modo de preparo
Primeiro, para fazer o caldo, vamos misturar em um recipiente a água, o açúcar, o sake e o shoyu e armazená-lo. Esse prato não vai sal, então o shoyu é o responsável por salgar a comida. Em uma panela elétrica, com a temperatura ajustada a seu gosto (você comanda o termostato, escolhe a velocidade do cozimento), derreta a manteiga, pois ela será a base do sabor para o sukiyaki, em seguida frite a cebola. Depois da cebola estar douradinha, coloque a carne e deixe-a fritar.
Após essa etapa, deve-se ir colocando os ingredientes mais duros, ou seja, os que demoram mais em seu cozimento, para que todos cozinhem da mesma forma e fiquem uniformes. Primeiro jogamos a cenoura e a vagem, depois regamos com o caldo feito no início. Após seu cozimento, adicionamos os pimentões amarelo, verde e vermelho, o cogumelo, o brócolis e a cebolinha e deixamos cozinhar.
Depois disso colocamos os últimos ingredientes, que são a acelga, a mussarela de búfala e o bifum (todos mais ou menos na mesma proporção dos demais ingredientes) e cozinhe por aproximadamente 5 minutos.
O prato está pronto para ser servido, e o legal do sukiyaki é que você pode ir colocando mais ingredientes conforme a panela vai esvaziando, assim você reúne toda a família e aproveita a receita ao máximo.

Do Inside Vip