Ravióli de lagostim com molho de coco

Ingredientes

Ravióli
1/2 ricota
2 colheres de sopa de creme de leite fresco ou de caixinha
1/3 xícara de chá de castanha-de-caju moída
1/2 Kg de lagostins descascados
200g de queijo Gruyère em lascas ou ralado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1/3 cebola
4 dentes de alho
300g de farinha de trigo
2 ovos
1/3 copo de água
1 colher de sopa de azeite

Molho
2 latas de tomates italianos sem pele ou 1Kg de tomates frescos. Neste caso você vai precisar retirar a pele dos tomates e as sementes
1/3 cebola
1 dente de alho
250ml de leite de coco
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher de sopa de azeite

Modo de preparo

Ravióli
Pique a cebola e o alho bem finos. Limpe as vísceras dos lagostins e pique-os. Aqueça uma frigideira e refogue a cebola e o alho. Frite em seguida os lagostins na mesma frigideira. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
Depois de fritos acrescente a castanha-de-caju, desligue o fogo e transfira para um prato fundo. Reserve na geladeira.
No processador de alimentos triture a ricota junto com o creme de leite. Tempere com bem pouco sal e reserve na geladeira.
A massa você pode fazer manualmente, eu utilizo uma máquina de fazer pão na função amassar. Junte a farinha, os ovos e a água. Amasse bem ou use a máquina. Eu costumo colocar um corante amarelo para dar cor à massa, você pode usar açafrão.
Abra a massa na espessura que desejar (quanto mais fina mais delicados ficarão mas também mais difíceis de trabalhar).
Agora vamos montar os raviólis. Eu utilizei uma forma para pastel, você pode fazer manualmente ou usar uma forma própria.
Em cada ravióli coloque um pouco do lagostim. Depois algumas lascas de queijo e por cima o creme de ricota. Feche o ravióli.
Coloque uma panela funda com água para ferver no fogo alto. Assim que ferver, cozinhe os raviólis por 6 minutos. Retire da água e deixe escorrer.

Molho
Leve uma panela funda ao fogo médio. Com um pouco de azeite, refogue a cebola e o alho. Acrescente os tomates. Quando eles estiverem bem macios, amasse-os com um amassador de batatas na própria panela. Acrescente o leite de coco, tempere com sal e pimenta e mantenha aquecido.

Por Alexandre Litwinski – Casal Cozinha