Peixe Assado à Moda de Arraial

Ingredientes:
1 corvina ou peixe de sua preferência de tamanho médio
150ml de vinho branco seco;
2 colheres (sopa) de azeite;
1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre;
1 colher (sopa) de ervas finas (mix de ervas comprado pronto);
1 xícara de folhas de coentro (se não gostar use salsinha);
1 dente de alho;
1 colher (café) rasa de sal;
1/4 de cebola;
1/2 colher (café) de pimenta branca moída.

Modo de preparo
Comece temperando o peixe com antecedência de pelo menos 2 horas com limão, sal, pimenta e o que mais você quiser. Deixe marinando na geladeira. Eu faço uns cortes na pele do peixe até chegar na espinha para o tempero entrar melhor (somente em um dos lados do peixe) e facilitar quando for servir.

Na hora de assar, comece preaquecendo o forno em 200°C. Regue um refratário com bastante azeite e forre o fundo com rodelas de batatas e cenoura. Tempere os legumes com sal e pimenta e regue com mais azeite. Coloque o peixe sobre esta “cama” de legumes. Eu ainda coloquei umas azeitonas e umas mini cebolas descascadas em volta.

Sobre o peixe espalhe um pouco de colorau, isso é opcional, pois não muda o sabor, é só para deixá-lo com uma cor mais bonita. Regue também o peixe com o fio de azeite. Leve ao forno (sem papel alumínio mesmo).Agora vamos preparar o tempero que vai regar esse peixe no forno. Esta quantidade de tempero dá para regar 2 peixes grandes e a sobra pode ser guardada na geladeira por até 1 mês. Use o liquidificador ou mixer para bater os seguintes ingredientes. Após 15 minutos de forno, regue com o tempero, umas 6 colheradas (sobre o peixe e os legumes). Volte para o forno. Quando perceber que o molho deu uma reduzida, repita a operação até o peixe estar assado (usei metade do tempero e reguei 3 vezes).

Por Tatiana Romano – Panelaterapia