Matambre recheado especial

Ingredientes
1 unidade de matambre com cerca de 4 kg
1 unidade de abacaxi fresco
1½ xícaras de chimichurri
1 xícara de vinho tinto seco
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 cabeça de alho
sal

Para o recheio:
300 gramas de linguiça sem a tripa
300 gramas de bacon em cubinhos
3 unidades de cebola picada
3 unidades de cenoura picada 2 unidades de pimentão picado

Modo de preparo
1- O primeiro passo desta receita de matambre é preparar a carne: abra de forma obter um retângulo e retire o excesso de gordura.
2- Bata a polpa do abacaxi até obter 1 xícara de suco. Coloque esse suco, o vinho, os dentes de alho esmagados e o chumichurri num recipiente grande e adicione a carne. Deixe marinando nessa mistura por 6 horas ou, de preferência, de um dia para o outro, virando de vez em quando.
3- Após o tempo indicado, prepare o recheio do matambre: leve ao fogo os ingredientes respetivos, mexa e cozinhe até ficarem um pouco dourados. Recheie o matambre com estes ingredientes, enrole e amarre com fio barbante.
Dica: Adicione óleo ou azeite somente se o bacon tiver pouca gordura, pois o ideal é cozinhar estes ingredientes na gordura dele.
4- Tempere o matambre com sal e, numa panela em fogo médio com o azeite, doure de todos os lados. Retire, coloque numa assadeira, e leve a assar no forno preaquecido a 180°C por 1h, virando de vez em quando.
Dica: Alternativamente pode cozinhar na panela de pressão.
5- Sirva o matambre recheado quente ou frio, fica uma delícia de ambas as formas, e acompanhe com, por exemplo, purê de batata gratinado com queijo e bacon.

Por Lucas Lima, Redator e editor no TudoReceitas