Receita Federal de Cotia está em greve

A Receita Federal está em greve e, em Cotia, a agência que fica na Avenida Professor Manoel José Pedroso, próximo à Prefeitura, ficará,  por enquanto, sem atender a população nesta terça e quarta-feira.

A alegação da categoria é melhoria salarial. A paralisação vai prejudicar a população que ficará sem diversos serviços como atendimento aos contribuintes; emissão de certidões negativas e de regularidade; restituição e compensação; inscrições e alterações cadastrais; regularização de débitos e pendências; orientação aos contribuintes; parcelamento de débitos; revisões de declarações; análise de processos de cobrança; atendimentos a demandas e respostas a ofícios de outros órgãos, entre outras atividades.

Profissionais como o contabilista José Gleilton, da Jequitibá Contabilidade, comenta sobre o ato: “Nosso trabalho tornou-se secundário. Foi o tempo que havia respeito. Por muitos somos ignorados, mas temos uma parcela de pessoas que nos admiram, e nos tratam de uma maneira aprazível e ímpar. É essa parcela de pessoas, que faz a diferença. Estamos num período de obrigações acessórias, onde temos que prestar contas pelos nossos clientes e para os nossos clientes, para que não sejam de maneira sem igual omissos.  Não podemos partilhar dessa omissão. E de uma maneira menos cabível, recebemos a notícia de uma Greve Geral, pelos funcionários da RECEITA FEDERAL DO BRASIL. Sim, eles estão no direito deles. A Constituição Federal, em seu artigo 9º – asseguram o direito de greve a todo trabalhador, competindo-lhe a oportunidade de exercê-lo sobre os interesses que devam por meio dele defender. Mas todo serviço público deveria ter um tratamento diferenciado. Por que?  Porque o problema é meu, e não deles. Indiretamente a RECEITA FEDERAL nos prejudica e diretamente o Governo Federal homologa todos os prejuízos em nossos trabalhos, dignamente a uma função tão importante para o crescimento do país.”