Raposo Tavares começa a ser duplicada em trecho de Mairinque

Tiveram início na tarde de sexta-feira (22) as obras de mais um segmento de duplicação da Raposo Tavares, em Mairinque.

Serão investidos mais de R$ 140,6 milhões nessa obra, com execução da CCR ViaOeste e gerenciamento da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).

As intervenções do km 67 ao km 86,9 incluem a duplicação de 20 quilômetros das pistas da Raposo Tavares, a canalização do córrego Varjão – entre os km 67 e 71 da rodovia – e a implantação de passarela de pedestres. Nesse trecho ainda haverá a construção de quatro dispositivos de acesso e retorno, garantindo segurança e fluidez ao tráfego para uma população de mais de 742 mil habitantes nas cidades de Sorocaba e Mairinque. A previsão de conclusão das obras é de 22 meses.

Também serão implantados dispositivos de segurança, como defensas metálicas e barreiras rígidas, além de novas sinalizações horizontal e vertical. As intervenções integram o pacote de modernização em andamento na SP-270 e também devem contribuir para a atração de novas empresas para a região, proporcionando desenvolvimento econômico e social para o entorno. As obras devem gerar 2.500 novos postos de trabalho diretos.

Ainda em relação à obra de duplicação, a Artesp já solicitou estudos necessários e o desenvolvimento de projeto executivo para a inclusão de um dispositivo de acesso próximo ao km 67, que não estava previsto no contrato original para a obra de duplicação.

Novo entroncamento
O Governo anunciou o início da nova fase de duplicação em outro ponto que recebe importante intervenção para região. Iniciada em janeiro de 2022, a implantação do entroncamento da rodovia com a avenida Antônio Oliveira Santos, conhecida como Estrada do Sertanejo, em Mairinque, recebe investimentos de R$ 34 milhões.