Rancho dos Gnomos pode receber ursa parda vinda de parque no Piauí

A novela envolvendo a transferência da ursa Marsha está perto do seu capítulo final. O secretário do Meio Ambiente do Piauí, Ziza Carvalho, sinalizou nesta terça-feira (28) para uma possível remoção do animal do Parque Zoobotânico de Teresina. A decisão chega mesmo com o Estado conseguindo barrar a transferência na Justiça. Toda a polêmica judicial começou quando uma petição na internet com mais de 5.000 assinaturas pediu a transferência da ursa para o santuário Mata Ciliar em São Paulo.

Ziza disse ao Cidadeverde.com que o local escolhido pela Confaos – Confederação Brasileira de Defesa Animal, autora do pedido da transferência na Justiça Federal, não teria estrutura adequada e boas condições financeiras de receber Marsha. “Estamos analisando o Rancho dos Gnomos”, afirmou o secretário, que deve fazer uma visita ao local.

O Rancho dos Gnomos fica em Cotia e é uma associação civil sem fins lucrativos, atuando desde 1991. O Rancho recebe animais apreendidos de tráfico, circos, vítimas de maus-tratos, dentre outras condições.

O secretário fez questão de frisar que a ursa não está sofrendo em Teresina, no entanto, concorda com a transferência para um lugar melhor ainda. “A Marsha está no Zoobotânico porque foi resgatada de longos anos de um tratamento cruel em um circo. Quando o Ibama salvou esse animal o único zoológico que se dispôs a recebê-la foi o Zoobotânico de Teresina”, afirmou, saindo em defesa do zoológico da capital.

“Nessa época não apareceram ativistas e nem santuários para salvá-la. Ao contrário do que propagam, o Parque Zoobotânico de Teresina não caça animais na natureza para serem exibidos”, declarou.

O gestor disse que não é uma decisão só sua e que vai consultar o Ibama, veterinários, e a própria gerência do Zoobotânico. “Vou visitar o santuário e ver as condições, bem como o custo de transporte”, afirmou.

A Confaos Brasil alega que o animal de origem canadense sofre com as altas temperaturas da capital, principalmente no período conhecido como BRÓ, onde a sensação térmica passa de 40°C entre os meses de setembro e dezembro. Com 26 anos, a ursa Marsha é da espécie parda e pesa 210 quilos. Ela mora em Teresina desde que foi resgatada de um circo em Manaus.

Por Hérlon Moraes – Do Cidade Verde