Radar que mais multa na Grande SP é o do Km 39 da Raposo Tavares. São 160 multas por dia

O radar que mais multa motoristas nas estradas estaduais que atendem a região metropolitana de São Paulo fica no Km 39 da Raposo Tavares, no sentido capital.

O ponto de fiscalização que mais produziu multas em 2014 registrou 59.016 multas, 37,1% das multas registradas na Raposo. Por dia, ele produz 161 multas.

O limite fiscalizado nesse trecho da Raposo Tavares é de 60 km/h. Motoristas que passam pelo local com frequência reclamam que a velocidade máxima neste ponto é menor do que em grande parte da rodovia, que tem limite de 80 km/h. Além disso, dizem que a presença de uma pista local paralela à estrada torna a sinalização confusa. Alexandre Cirino conta que já levou dez multas no local. “A velocidade cai pra 60 km/h aqui nesse ponto. E essa placa deixa o motorista confuso, porque não sabemos se o limite é na estrada ou na pista local”, diz.

A Viaoeste, concessionária que administra a rodovia, afirma que o posicionamento da placa obedece o manual de sinalização do DER e que tanto o limite da pista expressa como o da local estão sinalizados.

Legislação
A legislação de trânsito determina que o limite de velocidade fiscalizado seja informado em placas de velocidade pouco antes do ponto onde o radar está localizado. Não existe, porém, a obrigatoriedade de informar que há a fiscalização eletrônica no local.

Os radares fixos têm que estar em locais visíveis, segundo resolução do Conselho Nacional de Trânsito. A mesma regra não é exigida para o uso de radares móveis. No caso de São Paulo, é comum os radares ficaram em locais fora do campo de visão do motoristas.

O Departamento de Estradas de Rodagem afirma que os equipamentos ficam atrás das defensas metálicas e das barreiras de concreto “com o intuito de proteger os equipamentos públicos e os profissionais”.

radar km 39

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Do G1