Quarta tem manifestação de profissionais da educação de Cotia

Nesta quarta-feira (25), às 9 da manhã, haverá uma manifestação de funcionários da educação municipal de Cotia, entre eles, professores, coordenadores e diretores. Uma assembleia ocorreu no dia 12 deste mês e decidiram se manifestar.

O grupo alega falta de estrutura nas escolas municipais de Cotia, com falta de merenda, material de higiene e limpeza, escolas com problemas estruturais, entre outros assuntos que o movimento pretende levar ao prefeito Carlão Camargo.

Além disso, eles reclamam da falta de uma política referente ao plano de carreira e jornada de trabalho .

Leia o manifesto dos professores, publicada em um grupo no Facebook:

Movimento dos professores municipais de Cotia por melhor qualidade de Ensino
Após quatro reuniões da categoria na Subsede da Apeoesp e duas reuniões com a equipe de governo do município, algumas questões/problemas que afligem os envolvidos com a educação de Cotia voltaram à tona. Na verdade, os problemas são os mesmos reivindicados periodicamente porque não conseguimos garantir os direitos à aprendizagem de nossos alunos. A estrutura básica não é garantida.

O que mais assustou a comissão foi a falta de perspectivas e propostas concretas da equipe em solucionar os problemas “diante da redução de repasse do Fundeb”.
As respostas da equipe de governo foram discutidas pela categoria em 28/11/2014 e 12/02/2015, quando constatamos novamente o descaso com alguns aspectos primordiais para a educação do município:

-Estrutura das escolas- questionamos a burocracia, a demora, para se realizar consertos básicos. A situação continua a mesma. Prédios inadequados às diferentes faixas etárias, salas pequenas diante do excesso de aluno;

-Falta material básico: papel higiênico, luvas nas creches, papel sulfite;

-Insuficiência de professores – o concurso não resolveu o problema. O número de contratados não supre as necessidades das escolas;

-Implementação da jornada para 2015, não há possibilidades de alterar a jornada dos alunos. Precisariam contratar mais professores para garantir mais tempo para os alunos na escola.
Benefícios (promoção, progressão, licenças-prêmio)- continuam atrasados, se acumulando. A promessa de que começariam a pagar, não está sendo cumprida.

-Reajuste/dissídio: até o momento não temos nenhuma informação do percentual.
Ações da categoria:
-Obter maiores informações sobre repasse Fundeb e aplicação do mesmo e dos 25% dos recursos públicos do município que deve ser investido;
-Divulgar as problemáticas levantadas na imprensa local;
-Garantir ato público em 25/02/2015, em frente a Prefeitura de Cotia com os envolvidos com a educação: professores, coordenadores, diretores e vice-diretores, funcionários e pais de alunos.

A comissão